28ª Romaria da Guia em Lucena

Nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, vai ser realizada a 28ª Romaria da Guia, no município de Lucena (PB). A caminhada começa às 4h em frente à Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino, que fica no Centro da cidade de Lucena. Os milhares de devotos vão percorrer aproximadamente 10 quilômetros até o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Guia, na zona rural do município (Litoral Norte do Estado).

Os fiéis devem chegar na parte baixa do Santuário por volta das 7h30. Após a subida ao Santuário, uma Missa campal vai ser celebrada.

O tema da Romaria deste ano é: “Nossa Senhora da Guia rogai por nós que recorremos a vós!”. De 9 a 11 de outubro, às 19h, está sendo celebrado um Tríduo no Santuário da Guia.

Sobre o Santuário da Guia:

A igreja de Nossa Senhora da Guia começou a ser construída pelos Carmelitas no fim do século XVI e foi concluída na segunda metade do século XVIII. É uma construção sólida em pedra calcária, com um efeito plástico que caracteriza o estilo barroco tropical (uma das únicas do gênero no Brasil). Já no interior da igreja há obras de arte no estilo rococó.

Os Carmelitas chegaram à Paraíba em 1591 e primeiro fundaram o convento e a igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro de João Pessoa. Só depois iniciaram uma missão ao norte do Rio Paraíba, para um trabalho social e catequético com os índios. Com a saída dos Carmelitas, em meados do século XIX, o Santuário ficou em ruínas.

Na década de 80 do século passado, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) restaurou a igreja e reurbanizou toda a área adjacente do prédio, recuperando as características do Santuário de Nossa Senhora da Guia nos tempos do período colonial. Atualmente o Santuário é administrado por Frades Carmelitas.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino (criada em 2000)

Rua Américo Falcão, s/n – Centro de Lucena (PB) – Tel. 3293-1263
Pároco: Frei Rômulo Davi da Silva, O.Carm
Vigários Paroquiais: Frei Severino do Ramo de Freitas Castro, O.Carm; Frei Rogério Severino de Lima, O.Carm; e Frei Sormani José Barbosa Lima, O.Carm

Diác. Eduardo Jorge de Aquino Lima

Santuário Nossa Senhora da Guia (criado em 1988)
Fazenda da Guia, s/n – Povoado da Guia, em Lucena (PB)
Reitor: Frei Rômulo Davi da Silva, O.Carm

Por Lamartine do Vale