2º dia de desfiles terá grandes concorrentes: Vila Isabel e Unidos daTijuca - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

2º dia de desfiles terá grandes concorrentes: Vila Isabel e Unidos daTijuca

gostosa da vila IzabelA segunda noite de desfiles do Grupo Especial no Rio, dia 3, começa às 21h com a Mocidade Independente de Padre Miguel que fará uma homenagem às manifestações culturais de Pernambuco com os frevos, afoxés, reisados, maracatus e o tradicional Galo da madrugada, também lembrando Fernando Pinto, um carnavalesco ícone da história da Mocidade.

Enquanto em 2013, a Mocidade exaltou o festival Rock in Rio, agora a agremiação levará para a avenida o enredo “Pernambucópolis”, de Paulo Menezes. Em razão de uma crise política que vive a escola da Vila Vintém com o então presidente, Paulo Vianna, tendo sido afastado no dia 5 de fevereiro por uma liminar da Justiça, a escola corria sérios riscos de não ficar pronta para o desfile.

O sambista Dudu Nobre, 40, estreia como compositor do samba enredo da escola, seu samba foi eleito numa disputa acirrada de 37 sambas. Enquanto isso, a irmã Lucinha Nobre abrirá o desfile da Mocidade como porta-bandeira. Este pode ser o último Carnaval em que Lucinha, 38, irá entrar na Marquês de Sapucaí acompanhada de seu mestre-sala, o parceiro Rogerinho de longa data. Há 30 anos como porta-bandeira, a irmã de Dudu e prima de Seu Jorge anunciou ao UOL que pensa em encerrar sua carreira de porta estandarte.

Vila Isabel

A segunda agremiação será a Vila Isabel que deverá entrar na avenida entre 22h05 e 22h22. Depois de consagrar-se a grande campeã do Carnaval carioca de 2013 com um enredo que levou o universo caipira para a Sapucaí, da carnavalesca Rosa Magalhães; a Vila vai exaltar agora a proteção da natureza e a biodiversidade. Dessa vez, o Carnaval ficará sob o comando do carnavalesco Cid Carvalho, que já passou pela Mangueira no ano que homenageou o bloco Cacique de Ramos.

A escola de Martinho da Vila levará para a Sapucaí o enredo “Retratos de um Brasil plural”. No final de 2013, a escola atravessou um período turbulento, não apenas de dívidas, mas com a renúncia do carnavalesco Cid Carvalho, que alegava falta de pagamento. Na ocasião, funcionários se queixavam também de não receber salários havia dois meses. Mesmo assim, no dia 7 de janeiro, a Vila Isabel a anunciar que o carnavalesco Cid Carvalho estaria de volta ao quadro de funcionários da agremiação.

A ex-apresentadora do “Pânico”, Sabrina Sato, volta mais uma vez à frente da bateria da Vila. Esta é a quarta vez que a modelo desfilará pela escola.

União da Ilha

Com o enredo “É brinquedo, é brincadeira; a Ilha vai levantar poeira”, a União da Ilha mergulhará no universo infantil exaltando as brincadeiras da infância. A escola será a terceira a desfilar na passarela do samba entre 23h10 e 23h44.

Na comissão de frente, o coreógrafo Jaime Arôxa assina a abertura do desfile. A escola apresentará uma ala inteira coreografada sobre patins. A atriz Letícia Spiller sairá em um carro alegórico de bailarina.

Zico na Imperatriz

Depois de homenagear o Pará, Cahê Rodrigues volta a assinar o enredo da Imperatriz Leopoldinense com o tema sobre o futebol “Artur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz” em homenagem ao ex-jogador de futebol Zico.

A ideia do enredo foi dada pelo presidente da Imperatriz, Luizinho Drummond. O destaque vai para o quarto setor da escola com as batalhas dominicais no tempo do futebol no Maracanã. Nomes como Roberto Dinamite e o ex-jogador do Botafogo Marcelo Gonçalves serão representantes de importantes clubes cariocas de futebol e estarão como destaques no carro alegórico sobre o Maracanã.

A atriz Cris Vianna desfila pela segunda vez consecutiva à frente da bateria da Imperatriz. Já a comissão de frente será liderada pela coreógrafa Débora Colker.

Depois de 30 anos na Imperatriz tendo sido inclusive tema de enredo, o cantor Elymar Santos estreia como compositor do samba enredo que homenageará Zico. A escola desfilará entre 0h15 e 1h06.

Portela

A quinta escola a atravessar a avenida será a Portela, entre 1h20 e 2h28 com o enredo ”Um Rio de mar a mar: do Valongo à glória de São Sebastião’,’ assinado por Alexandre Louzada. Depois de homenagear o bairro de Madureira, zona oeste do Rio, tradicional reduto de escolas de samba, a Portela segue a linha de falar sobre lugares históricos no Rio de Janeiro.

Em 2014, seu enredo contará a história da construção da Avenida Rio Branco, importante via que corta o centro da cidade no Porto – de onde chegavam os escravos no Cais do Valongo – até o Aterro do Flamengo.

O enredo , pretende lembrar momentos importantes na história da cidade como a política do “bota-abaixo” dos cortiços de Pereira Passos para abrir espaço para a urbanização do centro.


Unidos da Tijuca18 fotos

4 / 18

1.fev.2014 – Juliana Alves comparece ao ensaio na quadra da Unidos da TijucaMarcello Sá Barretto / AgNews

Ayrton Senna na Tijuca

A última agremiação a fechar os desfiles do Grupo Especial e, talvez, a mais esperada é a Unidos da Tijuca que pisará na Sapucaí entre 2h25 e 3h50. Com o enredo “Acelera, Tijuca!”, a agremiação de Paulo Barros quer transformar a Sapucaí em uma pista de corrida em um apelo à velocidade.

Após levar o título em 2012 sobre o centenário de Luiz Gonzaga, o rei do Sertão, e levantar a Sapucaí com truques de ilusionismo em 2010 e 2011, o carnavalesco Paulo Barros assinará mais uma vez o enredo da escola.

A Tijuca vai lembrar personagens de desenhos animados como a “Corrida Maluca” e o Papa-léguas, sem deixar de falar do grande homenageado da vez que será o célebre piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna. A irmã Viviane Senna tem presença confirmada no desfile.

Em mais um ano seguido, a atriz Juliana Alves se manterá no posto de rainha da bateria comandada pelo mestre Casagrande.

A modelo Ana Paula Evangelista, 32, que teve uma breve passagem como rainha de bateria da Mocidade Independente e deixou o posto duas semanas antes do Carnaval, foi recém acolhida pela Unidos da Tijuca. Ela sairá como musa da agremiação.

A campeã do Carnaval carioca será anunciada na apuração da quarta-feira de Cinzas, dia 5, quando serão reveladas as notas dos 40 jurados em 10 quesitos.

E, no sábado, dia 8, as seis primeiras escolas voltarão mais uma vez para o Desfile das Campeãs. A última colocada será rebaixada para o Grupo de Acesso e a vencedora ascenderá ao Especial para o Carnaval de 2015.

Segunda-feira, 03/03

  • 21h: Mocidade
  • Entre 22h05 e 22h22: União da Ilha
  • Entre 23h10 e 23h44: Vila Isabel
  • Entre 00h15 e 01h06: Imperatriz
  • Entre 01h20 e 02h28: Portela
  • Entre 02h25 e 03h50: Unidos da Tijuca

Uol