500 mil espectadores são esperados na partida do rali Dakar neste domingo - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

500 mil espectadores são esperados na partida do rali Dakar neste domingo

Raly DacarQuinhentas mil pessoas são esperadas neste domingo em Rosario, na Argentina, para assistir à partida dos cerca de 400 competidores da edição 2014 do rali Dakar. A corrida de automóveis e motos suscita um enorme entusiasmo na cidade de 1,2 milhão de habitantes às margens do rio Paraná.

O ponto de partida do rally fica bem no centro da cidade, na praça da Bandeira, perto do local onde foi alçada pela primeira vez a bandeira argentina, no dia 27 de fevereiro de 1812.

Desde o início da semana, dezenas de milhares de espectadores seguem as principais estrelas do rally para pedir autógrafos ou fazer fotos. Apesar do forte calor, os competidores atendem com simpatia os pedidos dos torcedores.

Cerca de 22 mil policiais vão garantir a segurança do público durante as 13 etapas da corrida, que é acompanhada com a mesma paixão nos três países onde ela acontece.

Cerca de 50 nacionalidades estão representadas entre os competidores desta edição. Os franceses ainda são maioria, com 124 inscritos, o que equivale a 17,29% do total. Eles são seguidos pelos holandeses (13,67%), argentinos (12,55%), espanhois (5,72%) e chilenos (5,02%).

A competição só vai começar de verdade em Córdoba, segunda maior cidade da Argentina em número de habitantes, após um percurso de 405 quilômetros.

Os primeiros a saírem de Rosario neste domingo serão as motos e os quads (às 5h20 no horário de Brasília), em seguida os carros (às 7h20) e depois os caminhões (às 9h50).

O vencedor da categoria motos no ano passado, o francês Cyril Despres, será o primeiro a partir de Rosario. Seu compatriota Stéphane Peterhansel, que em 2013 venceu seu 11° Dakar (incluindo moto e automóvel), vai abrir a competição na categoria automóveis.

Ambos são os favoritos desta edição, que será encerrada no dia 18 de janeiro em Valparaíso, no Chile, após uma breve passagem pela Bolívia.

 

Noticiário Internacional