Câmara em Foco

Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” será aberto para visitação pública no Porto de Cabedelo neste domingo

Em uma parceria entre o Governo da Paraíba, Marinha do Brasil, Porto de Cabedelo e Capitania dos Portos da Paraíba, o maior navio de guerra da América Latina, Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A-140), atracou na manhã desta quinta-feira e estará aberto à visitação pública no próximo domingo (17), gratuitamente, das 9h às 17h.

“É um privilégio receber esse imponente navio e acompanhar o Almirante Reis Leite, comandante do 3º Distrito Naval, além de diversas outras autoridades na chegada da embarcação. Será também um privilégio receber as famílias, amigos e admiradores do mundo portuário para mais um domingo no Porto de Cabedelo”, celebrou Ricardo Barbosa, presidente da Companhia Docas da Paraíba.

A embarcação tem 203 metros de comprimento, é do tipo porta-helicópteros, com hangar para até 18 aeronaves. A sua construção foi nos anos 1990 e em 2017 foi comprado pelo Governo do Brasil e oficialmente integrado à Marinha Brasileira em 2017.

Ao longo da sua história, o NAM Atlântico já integrou diversas operações, entre elas o apoio humanitário. Pela primeira vez na Paraíba, o A-140 integra a Operação “Aderex” 2024, que está sendo realizada no litoral brasileiro, para treinamento da Marinha do Brasil.

Durante a Aderex, o NAM Atlântico realiza diversos exercícios na área marítima entre Recife-PE e Cabedelo-PB, como pouso de aeronaves a bordo, procedimentos para controle de interceptação de aeronaves, combate a ameaças diversas, transferência de carga entre navios no mar e emprego de armamento.

Durante a visitação também será promovida uma “Campanha Solidária” para arrecadação de alimentos não perecíveis, de forma voluntária, que serão destinados a instituições filantrópicas da sociedade paraibana.

“Além de convidar a população, aproveitamos ainda para agradecer ao Capitão dos Portos da Paraíba, o comandante Ronaldo Miranda Júnior, além, claro do governador João Azevêdo, pelo constante apoio prestado para essa operação, em especial, como também todo o dia a dia e progresso do nosso Porto”, acrescentou Ricardo Barbosa.

Serviço
Evento: Visitação pública ao NAM “Atlântico”
Dia: Domingo, 17 de março
Horário: 9h às 17h (Todos que estiverem na fila até as 17h poderão conhecer o navio)
Local: Porto de Cabedelo, Cabedelo-PB

Paraíba Urgente 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo