À luz do dia, homens armados são flagrados fazendo “vistoria” no Rio Comprido

Ao menos três homens armados foram flagrados fazendo uma espécie de “vistoria” na rua Barão de Petrópolis, uma das mais movimentadas do Rio Comprido, na Zona Norte do Rio. Segundo relatos de testemunhas, eles paravam carros e motos que passavam no local em busca de policiais, após várias comunidades da região terem sido palco de tiroteios na manhã desta segunda (25).

O local onde a ação foi flagrada dá acesso ao Morro dos Prazeres e a rua é uma das principais vias que ligam o bairro aos bairros de Santa Teresa e Laranjeiras, na Zona Sul da cidade. A PM apura o caso. Publicada na página “Rio Comprido Alerta” por volta das 13h30, a foto chocou os moradores, que destacaram a ousadia dos suspeitos.

PM apura
PM apura “vistoria clandestina” em rua movimentada do Rio Comprido. Segundo testemunhas, homens armados estariam em busca de policiais Foto: Reprodução / Rio Comprido Alerta

“Normal! Já passei em várias blitz de bandidos nas ruas Itapiru e Navarro voltando do trabalho de madrugada…”, contou um morador.

“Normal nunca vai ser, né. Eu acho que o que causa espanto é que não foi à noite ou de madrugada, e sim em plena luz do dia”, respondeu uma mulher.

“No Rio Comprido, a blitz é da vagabundagem! A que ponto chegamos?!”, indignou-se outra.

“Parece piada”, revoltou-se um seguidor.

“Cara… O mundo hoje amanheceu às avessas, só pode. Vou dormir para acordar de novo, só posso estar sonhando”, debochou outro.

“Que absurdo. Meu bairro está acabado, infelizmente”, lamentou um homem.

“Sinistro. Ouvi os tiros antes de sair pro trabalho. Estava gravando um áudio pra uma amiga e fui interrompida pelos tiros (risos)”, comentou uma moradora.

“Cadê o poder o público, cadê o discurso de que violência iria ser eliminada? Só estou vendo a violência cada dia pior. Só Deus”, cobrou outra.

Segundo a Polícia Civil, o caso ainda não havia sido registrado na 6ª DP (Cidade Nova). Questionado se registrou alguma interdição de trânsito na via, o Centro de Operações Rio informou que só divulga transtornos de trânsito por motivos de segurança quando notificado pela PM. O órgão ressaltou, ainda, que não recebeu informes do tipo nesta segunda.

Em nota, a PM afirmou que tem intensificado a presença nas ruas do Rio Comprido e que encaminhou a imagem ao 5º BPM (Praça da Harmonia) para apurar o ocorrido.

Confira o posicionamento na íntegra:

A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro tem empenhado esforços para aperfeiçoar o policiamento preventivo em todo Estado, principalmente nas áreas indicadas como prioritárias pela análise da mancha criminal. O 5º BPM (Praça da Harmonia) tem intensificado a presença policial nas ruas do Rio Comprido, utilizando o reforço de efetivo através do Regime Adicional de Serviço (RAS) desde maio de 2018. A unidade também recebeu parte das mais de 2.300 viaturas adquiridas pela corporação recentemente. Estas medidas visam dar maior capilaridade às ações de patrulhamento preventivo.

Reiteramos ainda como de suma importância que as denúncias sejam formalizadas através da Central 190 e/ou do Disque-Denúncia 2253-1177. O anonimato é garantido.

A imagem foi enviada ao comando do 5º BPM.

Cinco presos em operação no Turano

No início da manhã, houve tiroteio no Morro do Turano, nas proximidades do Rio Comprido. A página Onde Tem Tiroteio (OTT-RJ) também registrou disparos no Morro do São Carlos, no Estácio, às 11h45, e voltou a notificar disparos no Turano por volta das 13h. De acordo com a Polícia Militar, o Comando de Polícia Pacificadora (CPP) e o Grupamento de Intervenção Tática (GIT) faziam uma operação de busca e captura na comunidade e foram recebidos a tiros pelos suspeitos.

Durante a ação policial, cinco homens foram presos. Três deles, atingidos em confronto, foram encaminhados ao Hospital Municipal Souza Aguiar. Um suspeito que participou do confronto também foi detido, e um foragido foi capturado.

Foram apreendidos uma pistola 9 mm, um carregador, munições, três granadas, três radiotransmissores e fogos de artifícios. A ocorrência foi registrada na 6ª DP (Cidade Nova).

Ver imagem no Twitter

Operação da UPPTurano e , na Comunidade do Turano, resultou em cinco criminosos presos, uma pistola e três granadas apreendidas. Houve confronto, três deles foram feridos e socorridos no Hospital Souza Aguiar. A ocorrência foi registrada na 6ª DP.

Extra Online