Ações do BTG despencam após reportagem ligar empresa a lavagem de dinheiro

Ações do BTG despencam após reportagem ligar empresa a lavagem de dinheiro

BTG Pactual é 1 banco de investimento brasileiro criado em 1983Reprodução/Facebook/BTG Pactual

As ações do BTG Pactual despencaram nesta 2ª feira (26.ago.2019) após reportagem de “O Antagonista”  ligar a instituição a esquema de lavagem de dinheiro. Os papéis fecharam em queda de 18,48%, a R$ 46,46.

Investidores reagiram ao texto publicado nesta tarde pelo site que diz que a Polícia Federal anexou aos autos da Operação Pentiti relatório, de 2016, com denúncia feita por 1 informante ligado à instituição.

Segundo a fonte, que prestou depoimento à Lava Jato, o BTG contava com uma espécie de “Departamento de Operações Estruturadas”, dedicado à lavagem de dinheiro.

De acordo com a reportagem, o informante disse que o setor tinha como objetivo“criar ferramentas e procedimentos que permitissem tanto ao próprio banco como a clientes específicos a manipulação artificial do resultado financeiro de entidades (pessoas) jurídicas”.

Na 6ª feira (23.ago), as ações da empresa já haviam fechado em queda de 15,19%. Isso após operação da Polícia Federal, no âmbito da Operação Lava Jato, de busca e apreensão em endereços ligados ao banco e à casa de seu fundador, André Esteves.

Em comunicado, o BTG “nega veementemente qualquer irregularidade” e rebate os pontos levantados pela reportagem. O banco ainda diz que “as alegações feitas pela denúncia anônima são infundadas e sequer foram utilizadas pela autoridade policial para embasar o pedido de busca e apreensão realizado na última sexta-feira” e que “todas as suas operações são pautadas por princípios de legalidade”. Eis a íntegra do documento.

BOLSA CAI 1,27%

O Ibovespa, principal índice da B3, caiu 1,27% nesta 2ª feira e fechou o dia aos 96.429 pontos. Na mínima do dia, chegou a 95.960. Foi o 3º pregão consecutivo de resultado negativo.

Poder360