Esporte

A uma semana do fechamento da janela, quais negócios podem ser fechados na Europa?

A janela de transferências no futebol europeu se encerra exatamente daqui a uma semana, no dia 1º de fevereiro. Seja para encontrar peças de reposição, ou para encorpar o plantel na reta final da temporada, as equipes correm contra o relógio para concretizar negociações.

Até o momento, este mercado de “inverno europeu” não tem sido suficiente para elevar as temperaturas por lá. Mas isso pode mudar a qualquer momento. A equipe oGol separou 10 atletas que podem trocar de equipe na próxima semana.

Nomes de peso podem retornar ao futebol europeu, e jogadores importantes estão preparados para desbravar novas ligas, ou dar um salto na carreira. A lista ainda conta com um brasileiro em alta e preparado para rumar ao Velho Continente. Qual negociação você gostaria de ver concretizada? Confira a seguir.

Joshua Kimmich

A maior bomba que pode acontecer neste mercado de transferências, a não ser que surja alguma grande novidade nos próximos dias, é a saída de Kimmich do Bayern. Apesar de titular absoluto nos bávaros, o jogador tem problemas de relacionamento com o técnico Thomas Tuchel.

Atentos justamente ao mal-estar entre Kimmich e a comissão técnica do Bayern, três gigantes monitoram ativamente a situação do jogador: Liverpool, Manchester City e Paris Saint-Germain. O Barcelona também corre por fora em um eventual negócio.

A possível negociação de Kimmich se dá por um motivo simples, além da falta de sintonia com Tuchel. O contrato do jogador com o clube é apenas até junho de 2025, logo existe o receio que caso uma venda não aconteça nesta ou na próxima janela, o meia saia de graça do clube.

Karim Benzema

Contratado quando ainda era o “Bola de Ouro”, Karim Benzema foi mais um reforço de “afirmação” para o futebol da Arábia Saudita. Parecia sucesso garantido para o Al-Ittihad – um nome pesado e ainda capaz de passar dos 30 gols por temporada, apesar dos 35 anos.

Mas não foi bem assim. O problema com Benzema nem foi tanto o desempenho e a falta de gols. Foram 15 em 24 jogos, um número considerável. Mas o impacto negativo parece ter sido maior. Foi em meio a rumores de desentendimento com o atacante que Nuno Espírito Santo foi demitido. O substituto, Marcelo Gallardo, não impediu a decepção no Mundial de Clubes, prioridade.

Para piorar, Gallardo também não gostou do fato do francês ter se reapresentado atrasado depois das férias. Com a sensação de que o casamento entre Benzema e Al-Ittihad está à beira do colapso total, não faltam grandes clubes de olho. Inclusive na Premier League, com rumores de interesse de Chelsea, Arsenal e Manchester United. O contrato milionário na Arábia, no entanto, torna a saída pouco provável.

Moise Kean

Um negócio perto de se concretizar é o de Moise Kean no Atlético de Madrid. O atacante, de idas e vindas na Juventus, convive mais uma vez com baixo rendimento na Velha Senhora e vê com bons olhos uma mudança para a Espanha.

Kean, inicialmente, deve se transferir por empréstimo para o Atleti, onde vai concorrer por uma difícil vaga no ataque – Morata é o atual vice-artilheiro de La Liga, enquanto Griezmann é o maior goleador da história dos Colchoneros.

Outro utilizado com bastante frequência é o brasileiro Samuel Lino. O empréstimo de Kean para o Atlético deve ser apenas até o fim da temporada, ou seja, válido por seis meses. Para contar com o jogador, os espanhóis concordaram em pagar 500 mil euros.

Giovanni Reyna

Uma coisa é quase certa sobre Giovanni Reyna: ele não segue no Borussia Dortmund nesta temporada. A pergunta, porém, é sobre qual camisa ele vai vestir nos próximos meses. O meia da seleção dos Estados Unidos já teve o nome especulado no Benfica, mas os rumores mais fortes de momento são Nottingham Forest e Sevilla. O clube inglês estava na frente pelo negócio, mas os espanhóis ganharam força nos últimos dias. Seja para Inglaterra, seja para Espanha, a saída de Gio Reyna tende a ser por empréstimo até o final da temporada.

André

Quando o Liverpool entrou em contato com o Fluminense por André, foi logo rechaçado, e sem contestação por parte do jogador. Ambos apostavam na conquista da Copa Libertadores, e ganharam o grande prêmio. André vai levar para sempre no currículo o título, e a idolatria dos tricolores, mas pode ter perdido a chance de se juntar aos Reds.

Apesar da porta fechada no gigante inglês, não faltam interessados em André. O Fulham chegou a fazer proposta e sinalizar com retorno às negociações em janeiro, porém tem se mantido em silêncio para já. Na Espanha, falam do volante como uma das prioridades de Simeone para o Atlético de Madrid. O valor, acima dos 30 milhões de euros, afasta muitos pretendentes em um mercado de contenção. Para já, o Fluminense não recebeu propostas oficiais, mas não seria surpresa a saída do atleta já nesta janela.

Ivan Toney

Ivan Toney estava no auge quando foi suspenso por quebrar as regras de apostas da Premier League. No fim, apesar de ter apostado até contra seus clubes, Toney segue em alta. Nem a desconfiança e o tempo fora diminuíram o interesse no futebol do atacante do Brentford e da seleção inglesa.

Na Inglaterra, não se passa um dia sem falar do futuro de Toney, e o próprio deixa sempre claro que quer alçar voos maiores, e rápido. O Arsenal é o grande interessado e candidato. O único problema é encontrar disposição para pagar as 100 milhões de libras exigidas pelo rival.

João Palhinha

Destaque em sua primeira temporada no Fulham, Palhinha por muito pouco não deu um salto maior e inesperado, aos 28 anos. O volante tinha tudo certo para assinar com o Bayern de Munique, mas a transferência colapsou de última hora. A saga entre Fulham, Bayern e Palhinha não chegou necessariamente ao fim. O clube alemão não descartou voltar a tentar o volante, embora agora pareça menos interessado que no início da temporada. Rivais da Premier League também estão de olho no atleta, mas a transferência interna é improvável em janeiro.

Borja Iglesias

O Leverkusen tenta colocar um ponto final na hegemonia de 11 anos do Bayern de Munique na Alemanha. Xabi Alonso perdeu o artilheiro Victor Boniface, com uma grave lesão muscular, e deve ficar fora dos gramados até março. Com isso, o Bayer já estabeleceu um substituto.

Borja Iglesias vem de três boas temporadas no Real Betis, mas está em baixa em 2023/24, com apenas dois gols marcados em 18 jogos. O atacante está perto de assinar por empréstimo, com opção de compra ao término do vínculo. Iglesias soma 52 gols marcados com a camisa do Betis e promete ser uma boa adição para o plantel dos postulantes ao título na Alemanha.

Aaron Ramsdale

Aaron Ramsdale foi o camisa 1 indiscutível do Arsenal por duas temporadas. O goleiro totalizou 78 jogos disputados nesse período, mas os Gunners decidiram trazer uma “sombra” para o goleiro inglês. O problema para Ramsdale é que David Raya, ex-Brentford, chegou ao clube e acabou por tomar a titularidade.

Até o pai de Ramsdale, Nick, falou sobre o assunto e disse que o filho “perdeu o sorriso” com a reserva. De acordo com a imprensa europeia, Chelsea, Newcastle, Wolverhampton e Bayern de Munique teriam interesse em Ramsdale que, em 2023/24, soma apenas 10 jogos pelo Arsenal até aqui.

Kieran Trippier

O lateral Kieran Trippier é garantia de segurança no setor defensivo e qualidade nas bolas paradas. Atualmente no Newcastle, o jogador com passagens por Tottenham e Atlético de Madrid despertou, nas últimas semanas, o interesse do Bayern de Munique.

De acordo com o The Guardian, o inglês estaria interessado em mudar de clube, mas o Bayern esbarra na falta do interesse dos Magpies em liberarem o atleta. Três ofertas já teriam sido rejeitadas pelo Newcastle e, no momento, as negociações esfriaram. Porém, em uma semana muita coisa pode mudar.

O Gol 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo