África do Sul prepara uma semana de homenagens a Mandela - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

África do Sul prepara uma semana de homenagens a Mandela

homenagens a mandelaO governo sul-africano decretou uma semana de luto pela morte de Nelson Mandela. As comemorações oficiais começam amanhã e vão até o próximo domingo, quando o ex-presidente será enterrado.Os sul-africanos não esperaram o início da programação oficial para homenagear Mandela, morto aos 95 anos, na última quinta-feira, 5 de dezembro de 2013.

Em Soweto, berço da resistência ao regime de segregação racial, uma multidão cantou e dançou durante toda a noite em frente à antiga casa do herói da luta contra o apartheid.

Esta manhã, centenas de pessoas continuam concentradas em frente à casa de Nelson Mandela em Johanesburgo. O trânsito nas ruas do bairro foi interrompido. A barreira que impede o acesso à casa onde o ex-presidente morreu na quinta-feira está recoberta por flores, mensagens e bandeiras.

Um pequeno altar foi improvisado no local, onde as pessoas se recolhem e rezam em memória do primeiro presidente negro sul-africano. Uma camiseta com a fotografia de Mandela e a frase “papai Madiba, 1918-2013, você estará sempre nos nossos corações”, decora uma árvore.

A Fundação Mandela abriu suas portas ao público 24 horas por dia até a próxima segunda-feira.

Cerimônia oficial

A semana nacional de luto decretada pelo presidente sul-africano Jacob Zuma começa neste domingo, 8 de dezembro de 2013, com uma jornada “de oração e reflexão”.

A cerimônia nacional oficial em homenagem ao herói da luta antiapartheid acontece na terça-feira (10), no estádio Soccer City, de Soweto, na periferia de Johanesburgo. Foi nesse estádio que Nelson Madela, já muito doente, fez a sua última aparição pública para assistir a final da Copa do Mundo de Futebol, em 2010.

De quarta (11) a sexta-feira (13), o caixão de Nelson Mandela será exposto à visitação pública na Union Buildings, sede do governo em Pretória. Todos os três dias, o caixão será levado ao local em uma procissão.

O enterro do pai da “nação arco-íris” acontece no domingo, 15 de dezembro, em Qunu, seu vilarejo natal no sul do país. Vários líderes mundiais já confirmaram presença. Entre eles, o americano Barack Obama e a brasileira Dilma Rousseff.

Neste sábado, o governo convocou os reservistas para participar dos preparativos para o enterro de Nelson Mandela. Eles devem se apresentar até a meia-noite de hoje para ajudar na segurança das comemorações previstas durante toda a semana.

 

Noticiário Internacional