Agências do BB explodidas no interior da PB serão reabertas; veja cidades

Os municípios de Aroeiras, Pocinhos, Serra Branca e Queimadas voltarão a contar com agências do Banco do Brasil, segundo divulgou o deputado federal Wilson Filho (PTB) nesta sexta-feira (1º). Ele esteve reunido com o presidente da instituição, Paulo Caffarelli, nesta semana e solicitou a reabertura de unidades que foram explodidas por criminosos.

“Os moradores precisam se deslocar para cidades vizinhas para poder fazer uma operação simples como sacar dinheiro ou pagar uma conta. A falta de banco também prejudica o comércio local, pois faz com que o dinheiro não circule dentro da cidade”, destacou Wilson Filho.

Um dos critérios para que os municípios recebam a agência é a implantação do Conselho Municipal de Segurança. “Nós levamos essas informações aos prefeitos, vereadores e lideranças e pedimos o auxilio deles para agilizar a implantação dos conselhos, pois sem eles as unidades bancárias não voltam a funcionar nas cidades”, explicou o parlamentar.

Aroeiras já se encontra com o conselho instalado e a reabertura da agência foi autorizada. Em Queimadas, Pocinhos e Serra Branca falta a instalação do conselho, mas a lei já existe. No caso de Jacarau, Boqueirão, Bonito de Santa Fé, Umbuzeiro e São José do Rio do Peixe se faz necessário aprovar a lei na Câmara Municipal criando o conselho e logo após toda a tramitação, fazer a sua efetiva implantação.

O Conselho Municipal de Segurança Pública é um órgão deliberativo, consultivo e de assessoramento na propositura de ações de políticas públicas, e tem por finalidade discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança pública no âmbito municipal. A sua criação se dá por meio de lei municipal e conta com representantes da sociedade civil organizada e entidades.

Portal Correio