Agenda da Semana: duas sessões solenes, uma sessão especial e uma audiência pública

durval 66Duas sessões solenes, uma sessão especial e uma audiência pública serão realizadas pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) na próxima semana, de acordo com a agenda prevista para o período de 25 a 29 de novembro, divulgada pelo Setor de Cerimonial da Casa. A CMJP vai realizar duas homenagens e discutirá o “Dia Municipal da não Violência à Mulher” além dos meios de proteção aos animais.

Na segunda-feira (25), às 15h, no Plenário Senador Humberto Lucena, será realizada uma sessão especial para discutir o “Dia da Municipal da Não Violência à Mulher”. A propositura foi do vereador Benilton Lucena (PT), que foi o autor do projeto que instituiu o “Dia Municipal de Não Violência à Mulher” a ser comemorado anualmente no dia 15 de setembro.

 

“A propositura vem em sintonia com as políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres. Existe um número expressivo de mulheres vítimas de agressão, em nossa sociedade, por isso a importância da instituição do Dia de Luta Contra a Violência à Mulher, cuja finalidade é a integração da Secretaria da Políticas Públicas para as Mulheres do município com a sociedade civil na divulgação da aplicação da Lei Maria da Penha e sua atuação interdisciplinar”, justificou o parlamentar.

 

Benilton Lucena também é o propositor da primeira sessão solene do período,  para a outorga do Título de Cidadão Pessoense a Adalberto Lino Ferreira, na terça-feira (26), às 16h, também no plenário da Casa.

 

Adalberto Lino Ferreira nasceu em 23 de abril de 1951, na cidade de Itapororoca. Aos 17 anos mudou-se para João Pessoa, onde conclui a sua fase escolar no Lyceu Paraibano. Em 1979 o homenageado conclui o curso de Administração de Empresas no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

 

“Além, do lado laboral, e dos laços familiares, Adalberto Lino Ferreira, tem como destaque  princípios basilares em sua conduta, como a prática do bem ao próximo, fator que, durante todas as fases da sua vida sempre ajudaram ao homenageado, a todos com quem conviveu, e também aqueles que não estavam presentes em seu cotidiano”, justificou Benilton Lucena.

 

Audiência pública discutirá a proteção aos animais

 

A audiência pública da semana acontece às 15h30, da quarta-feira (27), para discutir os meios de proteção aos animais. O parlamentar Marmuthe (SDD) propôs a discussão e reforçou que, como representante do povo, está disposto “a lutar para dar dignidade a esses seres indefesos. Os animais conseguem falar com a gente através das vozes das bocas de vocês, cidadãos, que falam por eles”, disse.

 

O parlamentar ainda apresentou duas Indicações ao Executivo Municipal: uma que cria o Registro Geral de Animais Domésticos na cidade, e outra que dispunha sobre o atendimento veterinário gratuito aos animais da população carente. Ele ainda apresentou Voto de Aplauso ao Grupo  Adota João Pessoa pelo trabalho realizado na área de proteção aos animais.

 

Mais homenagem

 

Ainda na quarta-feira, às 20h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba (Senac-PB), na Avenida Dom Pedro I, no Centro da cidade, acontece a outorga do Título de Cidadão Pessoense ao presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho  da Paraíba (Sintest-PB), José Nivaldo Barbosa de Sousa. A propositura é do verdeador Bira (PT).

 

O homenageado é natural de Campina Grande, onde nasceu em 15 de julho de 1974. Tem extensa história nos movimentos social, estudantil e sindical, e além da presidência do Sintest-PB, acumula o cargo de secretário da Federação Nacional dos Técnicos em Segurança do Trabalho (Fenatest).

 

“O homenageado é especial merecedor da presente outorga, haja vista todo empenho que tem à frente do Sintest-PB, mediante uma gestão eficiente e prestativa, que fazem dele um homem diferenciado”, justificou Bira.

 

 

 

Damião Rodrigues