Agora 6º maior artilheiro da história da seleção e goleador da Copa, Neymar vê Brasil em evolução - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Agora 6º maior artilheiro da história da seleção e goleador da Copa, Neymar vê Brasil em evolução

neymar evolução 1RIO – Os dois gols de Neymar na vitória do Brasil por 4 a 1 sobre Camarões, nesta segunda-feira, no Estádio Mané Garrincha, fizeram o jovem de 22 anos chegar a números expressivos com a camisa da seleção. Com 52 jogos em sua carreira com a ‘amarelinha’, o atacante já é o 6º maior artilheiro da história da seleção brasileira, com 35 gols, deixando para trás o trio Ronaldinho, Jairzinho e Rivaldo apenas com o seu terceiro jogo em Mundiais.

VEJA TAMBÉM
Felipão sobre o Chile: ‘Se pudesse escolher adversário, seria outra seleção’
Fred celebra gol: ‘O que mais me incomodava era não jogar bem’
Fernandinho se vê com boas chances de ser titular: ‘50%’
GALERIA As imagens de Brasil 4 x 1 Camarões
Por falar em Copa, o camisa 10 de Felipão chegou a quatro gols no torneio, se tornando o artilheiro do Mundial de 2014 até o momento. Na briga com Neymar estão o francês Benzema, o alemão Müller, e os holandeses Robben e Van Persie, todos com três gols. Os dois primeiros ainda completam suas participações na fase de grupos nesta semana, enquanto os holandeses já estão classificados para enfrentar o México, pelas oitavas de final.

FOTOGALERIA: As imagens de Brasil 4 x 1 Camarões

É bom voltar a atuar bem, fazer gol e poder ajudar o time. Ser artilheiro é consequência — simplificou Neymar em entrevista logo após a partida contra Camarões.

No coletivo, foi a nossa melhor partida. Não só pelo placar, mas pelo que a gente demonstrou durante a partida. Todo mundo está de parabéns. A gente fez por merecer esse placar. Acho que estamos no caminho certo e crescendo cada vez mais. Cada vez mais perto de alcançar nosso sonho — afirmou o jogador já em entrevista coletiva.
neymar evolução

Neymar é ovacionado pelos torcedores no Estádio Mané Garrincha – Bernat Armangue / AP
Quando o assunto é Copas, Neymar vai se aproximando de uma lista de peso da seleção. Segundo números da Fifa, em Mundiais, ele já igualou Chico – atacante na Copa de 50 – e Sócrates, ambos com quatro gols. Se fizer mais um gol, empata com Zico, Garrincha e Romário. No topo dessa lista, Ronaldo, com 15, Pelé (12), Vava (9), Jairzinho (9) e Rivaldo, com oito, fechando os cinco maiores brasileiros na competição.

Sobre o desempenho do time, o camisa 10 exaltou a parte tática da equipe durante o jogo. Segundo Neymar, a marcação pressão dos jogadores de frente, nos últimos jogos, estava deixando a desejar:

— O time estava bem taticamente, tendo posse de bola, atacando. O que estava faltando era nosso jeito de marcar, indo para cima do adversário. Hoje fizemos isso.

Questionado sobre a importância de Neymar para a equipe, o técnico Luiz Felipe Scolari destacou que um grande jogador, um craque, sempre fará a diferença em uma equipe, mesmo caso de Messi para a seleção argentina.

— Assim como a argentina depende do messi, e como outros times dependem de um ou de outro. Isso é normal. Alguns jogadores são diferentes, e jogam de forma diferente. O craque e o jogador de grande nível fazem a diferença em qualquer seleção, não só na seleçãol. Neymar é muito participativo, já o elogiei muitas vezes. O Muricy, (Ramalho) no Santos, que incutiu um poder de marcação que ele tem hoje — exaltou Felipão.

Ainda com mais um jogo a fazer, Neymar e a seleção se preparam para seu novo desafio: o Chile, no próximo sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa.

— Será uma partida muito compliada e dificil. Tem muitas seleções que estão surpreendendo, não dá para falar qual equipe é a mais fraca, está todo mundo correndo e se dedicando. Vamos encontrar um adversário muito forte. Futebol está ficando cada vez mais difícil. Temos que descansar, trabalhar, ajustar os detalhes que faltam para chegarmos muito bem na partida – disse Neymar.

Nesta terça-feira, os jogadores ganham um dia de folga, retornando aos trabalhos na Granja Comary, em Teresópolis, na próxima quarta-feira.

O Globo.com