Alemão é primeira vítima fatal de coronavírus Mers na Europa

virus no alemãoAutoridades da Alemanha informaram nesta terça-feira (16) que um homem de 65 anos morreu em decorrência de uma contaminação pelo coronavírus Mers, a síndrome respiratória identificada no Oriente Médio. O paciente alemão morreu no dia 6 de junho, devido a uma doença pulmonar desenvolvida após a contaminação, e é a primeira vítima da doença na Europa.

 O homem morreu em um hospital na região oeste da Alemanha. Segundo comunicado do Ministério Regional da Saúde da Baixa Saxônia, ele havia contraído o coronavírus Mers em fevereiro, durante uma viagem à Península Arábica em que visitou uma feira de animais.

Quando retornou à Alemanha, o homem foi hospitalizado, ficou de quarentena e conseguiu se recuperar da infecção. Porém, em seguida, contraiu outra doença pulmonar que acabou sendo fatal. Duzentas pessoas que tiveram contato com o idoso foram colocadas em quarentena e submetidas a exames de laboratório. Nenhuma foi contaminada.

Epidemia

Depois da Arábia Saudita, a Coreia do Sul enfrenta um surto da doença com 154 pessoas infectadas. Dezessete doentes conseguiram se curar da doença na Coreia do Sul, mas outras 19 morreram em decorrência de complicações do coronavírus Mers. Não existe vacina contra esse vírus, que tem uma taxa de mortalidade de 35% dos pacientes, segundo a Organização Mundial da Saúde.