ALPB realiza sessão especial para comemorar Dia do Meio Ambiente - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

ALPB realiza sessão especial para comemorar Dia do Meio Ambiente

assembleia meio ambienteA Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, durante sessão especial realizada na manhã desta quinta-feira (5). Ela foi proposta pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Ricardo Marcelo (PEN).Parlamentares, Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades ligadas ao meio ambiente, além de professores e especialistas participaram da sessão. O presidente Ricardo Marcelo destacou a importância da atenção dos órgãos públicos para o meio ambiente.

“Falamos dos problemas existentes e como os órgãos públicos e a sociedade civil organizada vêm atuando para implementar ações que visam a mudança de postura e de mentalidade, promovendo uma convivência harmônica com a natureza e a preservação do meio ambiente”, disse Ricardo Marcelo.

Na ocasião, o parlamentar ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Legislativo em busca de melhorias. A ALPB já aprovou 89 leis voltadas para o tema, além de quatro projetos de resolução, um decreto legislativo e uma emenda constitucional. As leis visam conscientizar a população sobre a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

“Temos lei que institui a Política Estadual de Captação, Armazenamento e Aproveitamento da Água da Chuva, que institui a Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar. Lei que obriga a adoção de práticas e métodos sustentáveis na construção civil, que dispõe sobre o uso de sacolas plásticas biodegradáveis, além de lei que obriga os fabricantes de aparelhos e equipamentos eletrônicos a implantarem aterro ou área de reciclagem adequada”, explicou.assembleia presidente

A Casa Legislativa tem realizado ações que visam contribuir para o benefício do meio ambiente, como a implantação do Projeto Assembleia Sustentável que objetiva promover a reflexão sobre os problemas ambientais e estimular a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos.

Outra atividade é o Auto de Natal, realizado no fim do ano, onde toda decoração e figurinos são confeccionados através do reaproveitamento de materiais recicláveis. Além disso, também é utilizado o reaproveitamento de materiais para a decoração do prédio da ALPB no período natalino.

A Assembleia também tem realizado iniciativas educativas, com destaque para o SOS Seca que chamou atenção para o problema da seca e propôs ações de convivência com a falta de chuvas.

Os convidados participaram de uma palestra ministrada pela professora Crislene Rodrigues com o tema “A Sustentabilidade da Administração Pública e a Política Nacional de Resíduos Sólidos”. A especialista falou sobre sustentabilidade, no sentido de conservar e favorecer o meio ambiente.

Estiveram presentes os deputados Branco Mendes (PEN), Trócolli Júnior (PMDB) e Carlos Batinga (PSC). Compondo a Mesa estiveram a presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), Crisneilde Rodrigues; o presidente do diretório municipal do PEN, Luciano Agra; a presidente da Comissão de Direito Ambiental, Lúcia Queiroga; o presidente da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN), Augusto Almeida; a secretária Adjunta do Meio Ambiente do Município, Wellintânia Freitas dos Anjos, além da palestrante Crislene Rodrigues e os deputados Branco Mendes e Ricardo Marcelo.

Texto: Alexandre Kito
Fotos: Josivan Gomes