João Pessoa 24/03/2019

Início » Cidades » Arlindo Cruz é liberado pelos médicos para desfilar pela X-9 em SP e família busca voo e cuidados especiais

Arlindo Cruz é liberado pelos médicos para desfilar pela X-9 em SP e família busca voo e cuidados especiais

Sambista sofreu AVC em março de 2017; ele já tem laudo médico, mas precisa de avião e médico acompanhando.

Arlindo Cruz em foto de arquivo — Foto: Divulgação / Washington Possato

Arlindo Cruz conseguiu um laudo médico que o autoriza a participar do desfile da escola de samba X-9 Paulistana no desfile do Grupo Especial do carnaval de São Paulo. A X-9 preparou um enredo que homenageia os 60 anos de vida de Arlindo Cruz. O sambista carioca se recupera de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido há dois anos.

Para poder estar presente, o sambista ainda precisa de um voo especial do Rio para São Paulo e de um médico que o acompanhe no Sambódromo do Anhembi na noite desta sexta (1º). A informação é de Arlindinho Cruz, filho de Arlindo, que também é sambista, coautor do samba-enredo e vai cantar no desfile da X-9. Se vier, Arlindo Cruz vai estar em um carro alegórico ao lado da família, de acordo com o filho.

“O médico liberou clinicamente, mas estamos tentando viabilizar porque ele precisa de um voo especial que o pegue no Rio e o deixe no Campo de Marte (mais perto do Sambódromo), e de um médico acompanhando”, disse Arlindinho ao G1.

Arlindo sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em março de 2017. De acordo com o filho, o sambista está em sua melhor fase de recuperação. Ele passou por uma cirurgia de traqueostomia (orifício na traqueia para colocação de uma cânula para a passagem de ar) e faz sessões de fonoaudiologia.

“Graças a Deus meu pai está na Terra entendendo o que está acontecendo. Ele está no melhor momento de interação com a gente. Ele aponta, acompanha com o olhar, conta até 5. Ainda não está falando, mas faz fono e vai tirar a traqueostomia. É uma questão de pouco tempo para ele voltar a falar conosco.”

Filho de Arlindo Cruz faz live para o pai acompanhar gravação de samba da X-9 Paulistana — Foto: Leandro Nascimento/Divulgação/X-9 PaulistanaFilho de Arlindo Cruz faz live para o pai acompanhar gravação de samba da X-9 Paulistana — Foto: Leandro Nascimento/Divulgação/X-9 Paulistana

Filho de Arlindo Cruz faz live para o pai acompanhar gravação de samba da X-9 Paulistana — Foto: Leandro Nascimento/Divulgação/X-9 Paulistana

Para Arlindinho, a presença do pai no show ajudaria muito a recuperação dele.

“As pessoas gritando o nome dele e mandando energia positiva seria muito importante para ele, ainda mais em São Paulo, onde ele começou a carreira. Meu pai não sabe o tamanho do amor que as pessoas têm por ele. Por onde eu tenho passado par afazer show é muito lindo, as pessoas sempre vão usando camisa dele, colocam faixas. Eu filmo e mostro para ele, que chora, ri, é muita emoção.”

Como será o desfile

Enredo da X-9 Paulistana faz homenagem ao sambista Arlindo Cruz
Enredo da X-9 Paulistana faz homenagem ao sambista Arlindo Cruz

Enredo da X-9 Paulistana faz homenagem ao sambista Arlindo Cruz

A X-9 vai levar para a avenida a história de Arlindo. O filho, Arlindinho, estará ao lado do intérprete Darlan Alves ajudando a cantar o samba que eles compuseram com a participação de outros autores. O desfile também contará com a presença de Péricles, de Babi Cruz, (esposa de Arlindo) e de Flora Cruz (filha). O filho do compositor

O tema da X-9 esse ano é “Meu lugar é cercado de luta e suor, esperança de um mundo melhor, o show tem que continuar”.

“É uma homenagem onde a gente vai mostrar vida e obra de Arlindo Cruz, sem ser biográfico”, diz o carnavalesco Amarildo de Melo. “É um enredo simples, humilde, tal qual a sua história e a sua passagem por esse universo musical tão maravilhoso.”

“A gente começa mostrando fé e crença de Arlindo Cruz, nada de religião porque o Arlindo não fala de religião, ele fala de fé e de crença. Logo após, mostra como Arlindo Cruz se tornou grande sambista, onde ele aprendeu, de onde veio essa história dele e suas reminiscências musicais”.

Arlindo Cruz ganha beijo da filha Flora em seu primeiro dia em casa após internação — Foto: Flora Cruz/ Arquivo pessoalArlindo Cruz ganha beijo da filha Flora em seu primeiro dia em casa após internação — Foto: Flora Cruz/ Arquivo pessoal

Arlindo Cruz ganha beijo da filha Flora em seu primeiro dia em casa após internação — Foto: Flora Cruz/ Arquivo pessoal

“Logo depois, em uma outra parte do enredo, vamos representar o Arlindo que escolhe sua escola de samba como sua paixão, sua bandeira, seu pavilhão. Um dia visitando o Império Serrano, ele se apaixona pela coroa imperial, então a Império torna-se a sua escola do coração.”

“Mas adiante em outro setor, mostramos o Arlindo antropológico, sociológico, esse Arlindo sem ser politiqueiro, sem fazer politicagem, sem ser engajado em nenhum partido político, fala de política, fala do social, de antropologia, do homem, da comunidade, da favela tão bem.”

“Depois então a gente vem pra última parte do enredo, que é o ‘show tem que continuar’, nós iremos até Paris, mostrando o Arlindo poético, o Arlindo que em suas melodias, que em suas músicas, suas canções, são 880 canções, ele fala de amor mais de 2 mil vezes.”

G1