Bancada federal paraibana define dragagem do Porto de Cabedelo como uma das prioridades da LDO 2020

Bancada federal paraibana define dragagem do Porto de Cabedelo como uma das prioridades da LDO 2020

Os deputados federais da Paraíba se reuniram para definir quais obras seriam colocadas como prioridade para a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020 do Governo Federal. Entre as demandas, a bancada colocou a conclusão da dragagem do canal de acesso do Porto como um dos projetos a receber emendas no ano que vem.

“A ampliação dos negócios no Porto de Cabedelo passa pela dragagem do nosso canal de acesso. Estamos fazendo investimentos e buscando parcerias, inclusive estivemos algumas vezes em Brasília para dar andamento a essa importante obra. Esse passo da bancada é fundamental para que recebamos ainda mais navios”, lembrou a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo. No projeto, o canal, que hoje tem 9,14m de profundidade, passará a ter 11m. Na prática, isso vai fazer com que o Porto receba navios com até 55 mil toneladas, atualmente o limite é de 35 toneladas

Estiveram presentes o senador José Maranhão (MDB), o líder da bancada, Efraim Filho (Dem); e os deputados Ruy Carneiro, Edna Henrique e Pedro Cunha Lima (PSDB), Frei Anastácio (PT), Aguinaldo Ribeiro (PP), Hugo Motta (PRB), Julian Lemos (PSL), Wilson Santiago (PTB) e Damião Feliciano (PTB).

Segundo o líder da bancada federal, o deputado Efraim Filho, “todas as prioridades foram elencadas em total consenso” e que o rito agora inclui o encaminhamento das prioridades ao Governo Federal, que, por sua vez, enviará a peça orçamentária em agosto ao Congresso.

A última visita ao Distrito Federal para tratar esse assunto se deu em 21 de março, com a presença do governador João Azevedo. Na ocasião, a delegação paraibana foi recebida pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que se comprometeu em licitar a conclusão da dragagem ainda em 2019.

Assessoria