João Pessoa 21/02/2019

Início » Entretenimento » Barbara França: “Quem não tem talento não dura”

Barbara França: “Quem não tem talento não dura”

Mesmo relaxando em uma lancha navegando pela Baía de Todos os Santos, a caminho da paradisíaca Praia Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, Barbara não esconde a expectativa para a estreia de Verão 90, no dia 29 de janeiro. “A novela toda é um presentão. Tenho me dedicado muito para viver esta personagem. Acabei de sair de uma novela de época. São universos bem diferentes”, compara a atriz, que viveu a imatura e apaixonada Celina, em Tempo de Amar, e dará vida a VJ Nicole, na nova das 7h, que promete. “Eu me inspirei na Didi Wagner”, revela a artista sobre a construção da sua personagem, a apresentadora de uma emissora musical dos anos 1990. Qualquer semelhança é mera coincidência. Ou não.

Sob o olhar atento do namorado, o ator Maurício Pitanga, com quem ela está há 6 anos, Barbara foi clicada exibindo a silhueta mais enxuta para o novo papel. Comilona assumida, a beldade precisou se esforçar para ter uma alimentação mais regrada e eliminar 5 kg. “Quando vi os figurinos da minha personagem, eu tive que fazer uma coisa horrorosa que eu nunca tinha feito na vida: dieta”, garante ela, que abriu mão do cardápio mais leve na Bahia. “Quero experimentar de tudo um pouco”, confessa a atriz, já apaixonada pela culinária baiana.

Durante a produção do ensaio, Barbara visitou o famosíssimo Restaurante da Preta, um dos points gastronômicos mais badalados – e disputados – de Salvador, também na Ilha dos Frades. Na degustação, nada de se preocupar com a barriguinha: a atriz experimentou os queijos de cabra artesanal, moqueca de camarão, salada de siri, polvo, lula, farofa de tapioca, drinques de ciriguela e as sobremesas, a rapadura tradicional da Bahia, cubinhos de doce de leite e sorvetes. Depois, ainda arrancou os shorts e foi fazer cliques de maiô, exibindo as curvas. Parece mentira, mas testemunhamos tudo isso com nossos próprios olhos. “Sou de São Lourenço, do sul de Minas Gerais. Fui acostumada a comer comida pesada, com torresmo, feijão tropeiro, muita linguiça. É uma perdição. Não tem como não comer”, admite ela, que também credita à genética o fato de não engordar fácil. “Meu pai e minha mãe também são bem magrinhos e eu não tenho tendência nenhuma para engordar. Eu sempre comi bastante e mantive a forma. Eu sou a famosa ‘magra de ruim’. Gosto de comer muito.”

Barbara França Aspas (Foto: Ricardo Cardoso/ Ed. Globo)
Barbara França (Foto: Ricardo Cardoso/ Ed. Globo)

Esta foi a primeira vez que Barbara virou o ano em Salvador. Ela escolheu os shows do Festival Virada para passar a contagem regressiva, sempre acompanhada de Mauricio, com quem mostrou um clima bastante descontraído de intimidade. A comemoração foi comandada nos palcos por ninguém menos que Ivete Sangalo. “A primeira vez que eu vim a Salvador foi no Carnaval de 2018. Mas praticamente não conhecia a cidade. Agora que realmente conheci um pouco mais daqui e estou encantada”, comemora.

Energizar-se na Bahia para o começo de um ano que promete foi a missão de Barbara nesta viagem. Promessa da TV Globo, ela tem se dedicado muito ao papel, o maior de sua carreira. “A Nicole é uma VJ da Pop TV. Os apresentadores da MTV são referência para a composição dela. Aquela galerinha moderninha, descolada, mais para frente, transgressora, bem marcante para a juventude da época. Ela é uma menina de 20 e poucos anos, bem alto astral, moderna, não está nem aí para o que os outros pensam. Ela tem um caso com o Kinzinho (Caio Paduan). É apaixonada por ele, que namora a personagem da Marina Moschen. Vamos viver esse triângulo amoroso. Vai ter muito ciúme, paixão e loucura nesse núcleo quente”, detalha. Verão 90, de autoria Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com direção geral de Jorge Fernando, também contará com a trilha típica dos anos 90: espere axés, acústicos e bandas de rock. Tudo junto e misturado.

Barbara França Aspas (Foto: Ricardo Cardoso/ Ed. Globo)
Barbara França (Foto: Ricardo Cardoso/ Ed. Globo)

Com tantas referências de uma época marcante, Barbara elencou as próprias para a composição da Nicole. “Eu me inspirei na Didi Wagner. Ela é a que eu achei mais parecida comigo fisicamente. Não cheguei a conhecê-la pessoalmente. Mas pelo que me falaram, ela é uma fofa. Se eu a encontrar, vou conversar um pouquinho para pegar algumas dicas. Era a época da Astrid Fontenelle, da Maria Paula, da Sabrina Parlatore, Sarah Oliveira, Penélope Nova, essa galera toda aí. Eu dei uma boa olhada nos vídeos delas apresentando. Eu assisti muito MTV, mais para frente um pouquinho, nos anos 2000 e pouco. Mas busquei inspiração em todos elas para fazer a Nicole.”

Barbara França (Foto: Ricardo Cardoso/ Ed. Globo)
Barbara França Aspas (Foto: Ricardo Cardoso/ Ed. Globo)

Além de fechar a boca um pouquinho, exceto nas férias, Barbara teve que fazer outras concessões pela personagem. Os cabelos loiros foram alongados, assim como o de outras atrizes do elenco, como os de Claudia Raia, Isabelle Drumond e Dira Paes. Para ficar no clima da década de 90, as “sessões” de bronzeamento na praia passaram a ser rotina para a atriz.

Nada parecido, porém, com os esforços que ela fez para manter-se em forma. Depois de Tempo de Amar, Barbara admite que “enfiou o pé na jaca”, nas palavras da própria, e acabou engordando cinco quilos. Os pontos a mais na balança vieram no momento em que recebeu a notícia que faria Verão 90 e que sua personagem quase sempre ficaria de barriga de fora. “Eu fui atrás de uma endocrinologista e uma nutricionista e elas me colocaram no jeito. Elas cortaram tudo que tem carboidrato, que é o meu fraco. Não sou muito de doces. Amo pão, massas”, lamenta. Se os carboidratos saíram de cena, a academia virou obrigação. “Fiz spinning, muay thai e boxe para dar uma secada. Em dois meses, voltei ao meu peso normal. Fechei a boca e estou comendo melhor e mais saudável. De vez em quando, eu dou aquela escapadinha, mas de maneira regrada, porque já estou gravando e o figurino dela é pelado.”

Barbara França (Foto: Ricardo Cardoso/ Ed. Globo)
Barbara França Aspas (Foto: Ricardo Cardoso/ Ed. Globo)

Apesar de estar namorando há seis anos, Barbara ainda não faz planos de se casar. Neste momento, a prioridade é o trabalho. “O Maurício (Pitanga) é um homem que tem a alma feminina. Ele é louco para casar e ter filhos. Mas eu e ele estamos em um momento de focar muito no profissional ainda. Nós namoramos há seis anos, mas a gente tem essa noção de que a prioridade agora é a carreira. Ele acabou de gravar uma série. Graças a Deus, estou emendando uma novela atrás da outra. Os dois estão batalhando muito ainda. Construir nossa família só um pouco mais para frente”.

Barbara França (Foto: Ricardo Cardoso/ Ed. Globo)
Barbara França Aspas (Foto: Ricardo Cardoso/ Ed. Globo)
Barbara França (Foto: Ricardo Cardoso/ Ed. Globo)

É nessa consciência profissional que Barbara também tem plena noção das dificuldades da profissão e faz até outros planos além da carreira de atriz. Além de gravar todo dia, ela cursa jornalismo no Rio de Janeiro. “Minha matrícula estava trancada por conta das gravações de Malhação e Tempo de Amar e agora já voltei e estou terminando. Seria uma profissão que também adoraria seguir, principalmente na área de esporte. Tudo relacionado à comunicação me fascina. Ser apresentadora também acho legal.”

Hoje em sua terceira novela na TV Globo, Barbara sente que as coisas estão dando mais certo do que seus planos mais otimistas seriam capazes de prever. “Não tem privilégio maior no mundo do que você trabalhar com o que você ama. Estou aqui graças a minha garra”, celebra. Alvo de preconceito, ela revela que teve que superar muitas condições adversas para chegar a Verão 90. “As pessoas me subestimavam. Pensavam que eu só tinha um rostinho bonito a oferecer. Mas quem não tem talento não dura”.

Barbara França Aspas (Foto: Ricardo Cardoso/ Ed. Globo)
Barbara França (Foto: Ricardo Cardoso/ Ed. Globo)

Quem