Barragem na cidade de Barão de Cocais está em risco máximo de rompimento

A barragem em Barão de Cocais (MG) em risco iminente de rompimentoReprodução/TV Globo

Uma barragem da Vale da cidade de Barão de Cocais (MG) entrou no estágio máximo de risco de rompimento na noite desta 6ª feira (22.mar.2019). Sirenes foram acionadas no local pela 2ª vez em menos de 1 mês. Retirados da área de risco, os moradores já haviam passado pelo mesmo processo em 8 de fevereiro

A barragem é a montante, mesmo tipo da que se rompeu em Brumadinho em 25 de janeiro, desastre que deixou pelo menos 210 mortos.

A informação do aumento do risco foi dada pela Prefeitura da cidade. O anúncio foi postado na conta oficial do governo municipal no Facebook.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o aumento do estágio 2 para o 3 significa que a barragem estava com “resultados não controlados” e entrou em “situação iminente de rompimento”.

Em entrevista à imprensa na noite desta 6ª, a Defesa Civil de Minas Gerais afirmou que segue para a cidade com reforço de 7 viaturas da tropa de choque. Em caso de rompimento, os agentes estarão prontos para evacuar uma área secundária onde ficam cerca de 3 mil casas. Até 2ª feira (25.mar), será feito 1 treinamento de evacuação com os moradores.

O QUE DIZ A VALE

Em nota (íntegra), a Vale classificou a medida como “preventiva”.

De acordo com a empresa, “se faz necessária tendo em vista o fato do auditor independente ter informado a condição crítica de estabilidade da barragem“. 

Poder360