Belo e brutal: exposição celebra arquitetura do pós-guerra - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Belo e brutal: exposição celebra arquitetura do pós-guerra

CASA BONITAPara celebrar a arquitetura do pós-Guerra, o English Heritage, órgão público responsável por proteger e promover o patrimônio histórico da Inglaterra, selecionou ícones de prédios públicos e casas de concreto e vidro para a exposição “Brutal and Beautiful: Saving the 20th Century” (Brutal e Belo: Salvando o Século 20, em tradução livre).

Há cerca de meio milhão de edifícios tombados na Inglaterra, mas apenas uma pequena fração destes foram construídos depois de 1945. Normalmente, um edifício precisa ter 30 anos de idade para ser tombado, por isso, foi apenas em 1987 que a primeira construção do pós-Guerra ganhou o status de “protegida”.

Entre os projetos arquitetônicos selecionados para a exposição estão a antiga sede do diário “Financial Times”, uma garagem de ônibus, uma estação rodoviária e uma casa modernista típica dos anos 1950. A exposição “Brutal and Beautiful: Saving the 20th Century” acontece no Wellington Arch em Londres, até 24 de novembro de 2013.

 

Exposição reúne imagens de casas e prédios do pós-Guerra13 fotos

10 / 13

Estas são casas usadas por matemáticos da Universidade de Warwick, um projeto de Howell, Killick, Partridge e Amis. Os prédios baixos são utilizados como locais de estudo e dentro destas paredes curvas há um quadro negro contínuo, em que os matemáticos podiam escrever longos cálculos ou fórmulas. (Houses for Visiting Mathematicians, Warwick University, 1968-70, Howell, Killick, Partridge and Amis – grade II*) James O Davies/ English Heritage/ BBC