Bira critica criação de novas cidades na PB: 62% delas contribuem apenas com 1% do PIB - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Bira critica criação de novas cidades na PB: 62% delas contribuem apenas com 1% do PIB

O vereador Bira criticou hoje (17) o projeto de lei aprovado na Câmara Federal, que regulamenta a criação de novos municípios. De acordo com o parlamentar, a Paraíba é proporcionalmente um dos estados com maior número de municípios, e citou como exemplo o Rio de Janeiro, terceiro maior estado do País com apenas 92 cidades.

A nossa preocupação é exatamente com a grande quantidade de cidades que a Paraíba possui. Hoje nós temos uma população de 3,7 milhões de habitantes e 223 municípios. Já o Rio de Janeiro, com 16 milhões de habitantes, possui apenas 92 cidades. Pernambuco conta com uma população de quase 9 milhões de habitantes e tem 185 municípios, comparou Bira.

De acordo com o parlamentar, é preciso potencializar o crescimento econômico das pequenas cidades. Antes de pensar em criar novos municípios, é preciso desenvolver uma política de desenvolvimento para os pequenos, e que estes não sobrevivam somente de repasse do governo federal. Dados do IBGE mostra que 1.325 cidades brasileiras contribuem com apenas 1% do PIB nacional. Infelizmente, 62% dos municípios paraibanos estão nessa faixa, explicou o vereador.

Bira também lembrou que mais de 80% dos municípios paraibanos estão inadimplentes perante o governo federal, o que vem impossibilitando a transferência dos recursos regulares e a criação de novos convênios federais.

Ascom