João Pessoa 21/02/2019

Início » Notícias » Boletim médico: Bolsonaro mantém evolução clínica e caminha fora do quarto

Boletim médico: Bolsonaro mantém evolução clínica e caminha fora do quarto

Presidente Jair Bolsonaro fazendo despachos nesta tarde no Hospital Albert EinsteinDivulgação/Assessoria da Presidência 

Boletim médico (íntegra) divulgado pelo hospital Albert Einstein, de São Paulo, na tarde desta 5ª feira (31.jan.2019) informa que o presidente Jair Bolsonaro mantém boa evolução clínica, sem febre ou outros sinais de infecção.

Segundo o documento, Bolsonaro tem feito “exercícios respiratórios, de fortalecimento muscular e 1 período de caminhada fora do quarto” para previnir trombose venosa.

“Não há disfunções orgânicas e os exames laboratoriais estão estáveis. Continua em jejum oral, recebendo os nutrientes por via endovenosa. Estão sendo mantidas as medidas de prevenção de trombose venosa e realizados exercícios respiratórios, de fortalecimento muscular e 1 período de caminhada fora do quarto”, diz o documento.

Por ordem médica, as visitas a Bolsonaro permanecem restritas.

Em entrevista à imprensa, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, disse que, apesar de a recomendação médica para evitar falar, Bolsonaro tem se comunicado.

“O presidente é difícil, ele tá falando já”, disse, ao informar que Bolsonaro despachou se comunicando por voz nesta 5ª feira (31.jan).

“Ele vem tentando adaptar-se a essa recomendação, mas o espírito dele é de liderar pelo exemplo, liderar pela conversa, pela convicção daquilo que ele tem, e expondo aos seus ministros. Então, eu tenho que reconhecer que é difícil, mas ele tem procurado a atender aos ditamos que os médicos lhe impõem”, afirmou Barros.

Na 4ª feira (30.jan), Barros informou que Bolsonaro faria despachos por meio de “videoconferência ou audioconferência”. No entanto, segundo ele, o presidente não conversou com nenhum ministro nesta 5ª.

Eis uma foto divulgada pela assessoria da Presidência do momento em que Bolsonaro realizou despachos nesta 5ª:

Presidente Jair Bolsonaro fazendo despachos nesta tarde no Hospital Albert EinsteinDivulgação/Assessoria da Presidência – 31.jan.2019

EXERCÍCIO EM BICICLETA

Entre os exercícios respiratórios mencionados no boletim, o presidente tem se exercitado em uma bicicleta ergométrica, que foi instalada na parte inferior de sua cama.

Eis as fotos da bicicleta:

A CIRURGIA

A cirurgia de retirada da bolsa de colostomia de Bolsonaro foi realizada na 2ª feira (28.jan). Durou 7 horas. De acordo com boletim médico, não houve necessidade de transfusão de sangue.

Foi o 3º procedimento cirúrgico desde o atentado que o então candidato à Presidência sofreu em 6 de setembro de 2018. A cirurgia estava marcada para ser realizada inicialmente em dezembro, antes da cerimônia da posse. Porém, foi adiada devido a uma infecção.

Bolsonaro retomou a Presidência nesta 4ª feira (30.jan).