João Pessoa 11/12/2018

Início » Destaque » Bolsonaro já anunciou 16 ministros e número deve chegar a 20; saiba os nomes

Bolsonaro já anunciou 16 ministros e número deve chegar a 20; saiba os nomes

Plano inicial era ter só 15 ministérios - 4 nomes são cotados para Minas e Energia

Presidente Jair Bolsonaro durante visita a Procuradora-Geral Raquel Dodge, na PGR. Brasilia, 20/11/2018. Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Uma das promessas de campanha do presidente eleito era diminuir a Esplanada para 15 ministérios. Número deve chegar a 20

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), já anunciou 16 ministros para compor sua Esplanada no novo governo, que terá início em 1º de janeiro de 2019. A previsão é que nos próximos dias mais nomes sejam definidos.

A proposta inicial, defendida na campanha eleitoral, era de que o governo teria só 15 ministérios. Agora, o número deve chegar a 20. A composição completa deve ser definida até as primeiras semanas de dezembro.

Há uma expectativa de que o ministro do Meio Ambiente seja anunciado esta 4ª feira (28.nov.2018). No plano inicial do presidente eleito, a pasta seria fundida com a da Agricultura, mas deve continuar como 1 ministério separado.

Outro nome que pode ser anunciado em breve é do ministro de Minas e Energia. Quatro nomes são cotados: Adriano Pires, Jaime Martins, Paulo Pedrosa e 1 ainda não divulgado por Bolsonaro.

Na 3ª feira (27.nov.2018), Bolsonaro confirmou pelo Twitter o nome de Tarcísio Gomes de Freitas como ministro de Infraestrutura de seu governo.

Em entrevista, o presidente disse que o Banco Central e a Advocacia Geral da União deverão se manter com status de ministério. Segundo Bolsonaro, o BC se manterá assim até que se torne independente.

Além disso, Bolsonaro, deverá criar o Ministério de Desenvolvimento Regionalpor meio da fusão dos ministérios de Cidades e Integração Nacional.

Eis os nomes que já foram anunciados:

Poder360