Bombeiros resgatam famílias após casas serem inundadas

Bombeiros resgatam famílias após casas serem inundadas

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (13), o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba atendeu pelo menos oito ocorrências relacionadas às fortes chuvas na Grande João Pessoa. Conforme o Centro Integrado de Operações Policias (Ciop), os chamados foram de casos de alagamentos e inundações, além de quedas de árvore, mas sem vítimas de maior gravidade.

Ocorrências

No Planalto da Boa Esperança, no Valentina Figueiredo, na Zona Sul de João Pessoa, os bombeiros resgataram três pessoas que estavam ilhadas, além de um animal. Eles eram moradores de duas residências do local, que foram inundadas pelo volume das precipitações. Todos estavam bem e foram orientados a irem para casa de parentes e as residências foram trancadas.

Em outro ponto, na Rua Cordeiro Senior, no Varadouro, também na Capital, houve alagamentos e as águas entraram em residências, sendo solicitado o apoio do Corpo de Bombeiros para retirar alguns moradores. As equipes orientaram diversos moradores a sair do local, por causa do risco de desabamentos.

No bairro do Miramar, na Rua Doutor Henrique Paiva, houve alagamentos e alguns veículos chegaram a ser carregados pelas chuvas, mas os motoristas conseguiram sair em tempo. Os bombeiros foram até o local, mas não foi necessário fazer nenhum atendimento.

Árvores

Uma árvore caiu sobre uma residência no Alto da Boa Vista, em Bayeux, na região metropolitana, atingido a cozinha da casa, mas não houve vítimas. Os bombeiros realizaram a poda no local.

O serviço de poda também foi feito em árvores que ameaçavam cair no Roger, no bairro de Mangabeira e no Jardim Veneza – esta última ao lado de uma Unidade de Saúde da Família.  Já na avenida Valdemar Galdino Nazeazeno, no Geisel,  a guarnição fez o corte e a retirada de uma árvore que que caiu e obstruiu  a via. Todo o efetivo do Batalhão de Busca e Salvamento da capital, especializado nesse tipo de serviço, está de sobreaviso por 24 horas para atender as ocorrências relacionadas às chuvas.

Emergências

Em caso de emergências com as chuvas, como alagamentos e deslizamentos, os telefones que podem ser acionados 24 horas são: Defesa Civil estadual (199), Defesa Civil de João Pessoa (0800 285 9020) e Corpo de Bombeiros (193).

Defesa Civil de JP relata ‘normalidade’

Enquanto os Bombeiros registraram problemas e famílias em situação de risco, a Defesa Civil de João Pessoa informou ao longo do dia que não houve ocorrências graves com famílias na Capital.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, até o início desta tarde, não foi registrada nenhuma ocorrência pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e, desde as 14h, todos os pontos de alagamento já estavam voltando à normalidade.

“Redobramos a atenção nesta quarta-feira em virtude das chuvas que tiveram volume superior ao que havíamos sido alertados pelos órgãos de monitoramento da meteorologia e conseguimos dar respostas em tempo hábil para toda a população”, disse o corrdenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela.

Portal Correio