Bombeiros salvam bebê de dois meses que se engasgou com leite: “criança já estava sem respirar, mas graças a Deus deu tudo certo”

BOMBEIROS SALVA CRIANÇAEm uma ação rápida, o corpo de bombeiros de Sousa, conseguiu salvar a vida de um bebê que estava engasgado com leite materno. O fato aconteceu na semana passada, quando um pai desesperado veio até a sede da 1ª companhia de bombeiros com o bebê de apenas dois meses engasgada e com muita dificuldade de respirar.

Os bombeiros Augusto Claudino, Edmilson arruda e Júnior iniciaram o atendimento com manobras de desobstrução das vias aéreas para salvar a bida do recém-nascido.

O atendimento durou cerca de um minuto e a criança voltou a respirar normalmente. O bebê foi encaminhado até o Hospital Materno Infantil de Sousa e em seguida voltou para casa com o pai.

Dicas importantes
O bombeiro Augusto Claudino que também é enfermeiro deu dicas de como se deve agir diante de um caso de engasgos com crianças. “É necessário primeiramente ter muita calma antes de iniciar qualquer técnica”.

1 – verifique sinais de dificuldade respiratória, tosse ou ausência de choro;
2 – visualize a boca da criança, caso veja o corpo estranho tente remove-lo;
3 – se não conseguir observar o corpo estranho, apoie a criança de bruços em seus braços ou em sua coxa com a cabeça ligeiramente mais baixa que o corpo;
– em seguida, aplique quatro golpes (tapotagem) nas costas;