Brasil e Alemanha preparam resolução da ONU contra espionagem - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Brasil e Alemanha preparam resolução da ONU contra espionagem

ALEMANHAAlemanha e Brasil trabalham em uma resolução da ONU pela proteção das liberdades individuais, após as revelações de espionagem americana feitas à imprensa pelo ex-agente da CIA, Edward Snowden.

O texto inicial deve ser submetido na próxima sexta-feira à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Geral das Nações Unidas e uma votação pode acontecer já em novembro. Os dois países querem incluir uma menção a Internet no artigo 17 do pacto internacional relativo aos direitos civis e politico, votado em 1966.

Os documentos revelados à imprensa que indicam que o telefone celular da chanceler alemã, Angela Merkel, foi alvo da vigilância americana levaram o país a lançar uma ofensiva diplomática. Uma delegação composta por altos funcionários do governo alemão segue para os Estados Unidos na próxima semana para obter explicações sobre o programa de espionagem da Agência Nacional de Segurança americana (NSA).

A Alemanha lançou essa semana uma iniciativa em conjunto com a França, apoiada por outros países europeus, para entrar em um acordo com os Estados Unidos até o final do ano sobre a questão. Os líderes europeus devem mudar a lei sobre a proteção de dados, fazendo com que empresas da área de telecomunicações que transmitirem informações de cidadãos do bloco sem autorização, paguem multas gigantescas.

A presidente brasileira, Dilma Rousseff, assim como 34 chefes de Estado mundiais teriam sido alvos diretos dos serviços de informação americanos, de acordo com as informações publicadas pelo jornal britânico The Guardian.