Brasil é destaque em feira internacional da indústria da música - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Brasil é destaque em feira internacional da indústria da música

Doryam domellisCom a revolução digital tornando o CD um objeto obsoleto, a antes tão poderosa indústria fonográfica vem se adaptando aos sinais dos tempos. E o Midem (Mercado Internacional dos Profissionais da Música) é a plataforma mundial privilegiada para discutir a música em todas as suas vertentes (criação, produção, circulação e distribuição). O encontro acontece em Cannes, na Riviera Francesa, de 1° a 4 de fevereiro.

O impacto do digital na música foi muito importante, a indústria fonográfica dos anos 80 e 90 não existe mais”, explica Marinilda Bertolete Boulay, representante do Midem para o Brasil e América Latina. “Nunca se teve tanto acesso gratuito e fácil à produção musical”, acrescenta. Atento a essas mudanças, o Midem é um importante ponto de encontro de artistas, empresários e pesquisadores para discutir as novas tendências.

Sons brasileiros

Ao falar de música, é impossível não falar de Brasil, que é o país convidado de honra da edição deste ano. Além de ter um pavilhão próprio, o país vai participar de vários painéis na feira. O objetivo é promover ainda mais a riqueza e a diversidade da música brasileira. Além disso, o Brasil é um ator importante no plano econômico, uma vez que é integrante do clube dos emergentes, com impacto crescente na indústria.

A música no Brasil gerou US$ 257 milhões em receita em 2012. Representantes brasileiros de vários setores estarão presentes no Midem: instituições governamentais, empresas, profissionais e artistas.

Para mostrar expor a diversidade musical e novos sons, o Midem vai ter três noites de muita música brasileira, na seção The Brazilian Music Experience. Os ritmos mais conhecidos estarão presentes, como batucada, capoeira, samba, frevo e gafieira. Entre os artistas convidados, estão: Alceu Valença, Márcio Faraco e Criolo.

Veja abaixo a programação completa do Brazilian Music Experience, em Cannes:

Sábado 01/02/2014 
Abertura (18h30-20h): SoundsLikeBrazil – Afro BrazilianTroop ERE (batucada) – ORESTT (DJ set)
20h-0h15
Zémaria – Márcio Faraco – Renata Rosa – Alceu Valença

Domingo 02/02/2014 
Abertura (18h30-20h): Sounds from Brazilian cultural diversity – AssocapTroop (capoeira) – ORESTT (DJ set)
20h-20h45: Instrumental “Paisagens Brasileiras” – Cláudio Dauelsberg em trio com Alex Rocha e Ricardo Costa
21h-23h45: Andrea Dutra , Raquel Coutinho e Rita Benneditto

Segunda-feira 03/02/2014 
Abertura (18h30-20h): Baile brasileiro (frevo, samba, gafieira…)
19h30-20h15: Instrumental – Daniel Murray traz o Trio Sopro & Cordas, com Gustavo Barbosa Lima e Emiliano Castro. O concerto inclui uma homenagem a Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

 

Noticiário Internacional