Brasileiros querem Lula preso e Temer processado, diz Datafolha

Para 54% da população, Lula deve ser preso. Já 89% querem ver Temer respondendo por acusações de corrupção (Foto: Sérgio Lima/Folhapress)

O Instituto Datafolha divulgou nova rodada de pesquisa, nesta segunda-feira (02), indicando que 54% dos brasileiros desejam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja preso por conta das denúncias incluídas nas investigações da Operação Lava Jato. Condenado pelo juiz Sérgio Moro, em julho, a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro, sob a acusação de ter recebido como propina da construtora OAS um apartamento triplex em Guarujá (SP), o Lula está recorrendo e será julgado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4).

De acordo com a pesquisa, 89% da população quer que a Câmara dos Deputados dê permissão para que o Supremo Tribunal Federal (STF) investigue a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) por organização criminosa e obstrução de Justiça, apresentada pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot no caso do chamado “quadrilhão do PMDB”, que envolve ainda os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, ambos também peemedebistas.

O pedido do STF para processar Temer e os auxiliares está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que deverá votar a permissão nas próximas semanas. Em seguida, o relatório da CCJ será submetido ao plenário. O Datafolha perguntou a opinião dos entrevistados sobre escândalos recentes.

O Instituto Datafolha ouviu 2.772 pessoas, em 194 municípios, nos dias 27 e 28 de setembro de 2017. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O resultado da pesquisa Datafolha:

Considerando o que foi revelado pela Operação Lava Jato, Lula deveria ser preso?

Sim, deveria: 54%

Não deveria: 40%

Não sabe: 5%

Mas você acredita que Lula será preso?

Sim, vai ser preso: 28%

Não vai ser preso: 66%

Não sabe: 7%

Os deputados federais deveriam autorizar a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer?

Sim, deveriam: 89%

Não deveriam: 7%

Não sabe: 4%

Diário de Pernambuco