João Pessoa 18/04/2019

Início » Câmara em foco » Câmara da Capital inicia os trabalhos da 16ª legislatura

Câmara da Capital inicia os trabalhos da 16ª legislatura

sessao-26-02Na manhã desta terça-feira (26), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou a sessão de abertura dos trabalhos legislativos do período de 2013, primeiro ano da 16ª Legislatura. A execução do Hino Nacional ficou a cargo do Coral Antônio Leite, composto pelos servidores da CMJP e regido pela maestrina Socorro Estrela.

A solenidade foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), que enfatizou o papel da Câmara como ‘poder-símbolo’ democrático representativo, e pelo prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PT), que em sua mensagem ao Legislativo destacou a necessidade de um diálogo franco e aberto entre os Poderes para dar continuidade ao crescimento ordenado, organizado, humano e mais justo da cidade de João Pessoa.

O presidente Durval reafirmou o compromisso de envidar esforços para manter o Poder Legislativo Municipal com uma imagem de credibilidade junto à sociedade pessoense, além de colaborar com os poderes constituídos para a construção de uma cidade melhor e com mais qualidade de vida. Ele ainda fez questão de reforçar: “Vamos preservar sempre a independência, a autonomia, a dignidade e os grandes interesses da população, que superam todos os interesses individuais. Vamos perseverar na modernização administrativa, na qualidade de nossos servidores, e na criação de novos instrumentos de trabalho, com olhos na moralização, eficiência e inovação”.

Ao concluir seu discurso, o vereador Durval Ferreira não deixou de falar diretamente a seus pares: “Vereadoras e Vereadores, convoco vossas excelências a assumirem comigo o compromisso de trabalharmos pelas mudanças de nossa cidade; de lutar por uma sociedade mais humana e mais justa; de levar a cabo o programa de uma cidade autossustentável no campo econômico, político e social, requisitos fundamentais para a sua modernização; e, especialmente, o de lutar para fazer do Parlamento do Município de João Pessoa uma Casa cada vez mais identificada com os anseios do povo”.

Já o prefeito da Capital iniciou seu discurso lembrando que deu seus primeiros passos políticos na Casa Napoleão Laureano, onde descobriu o prazer de trabalhar para fazer o bem ao povo da Capital paraibana. Ele fez questão de destacar: “Estou instaurando um novo modo de fazer política em nossa cidade, marcado pelos ideários da democracia, da participação e da harmonia. Cheguei a esse jeito de exercitar a prática política, presidente Durval, depois de uma longa jornada iniciada nesse mesmo plenário”, afirmou Cartaxo.

O gestor municipal também falou dos seus primeiros dias de mandato, pautado em quatro grandes diretrizes para a cidade de João Pessoa: desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável, social e culturalmente inclusivo; educação e saúde de qualidade; complementação e modernização da infraestrutura urbana; e gestão pública inovadora, racional, eficiente, participativa, transparente e defensora dos direitos humanos.

Os projetos “João Pessoa – Extremo Cultural (Onde o Som Toca Primeiro)”, que traz uma ampla programação musical para o Centro Histórico, com artistas ligados à MPB, ao rock, ao gospel, ao samba; o “Folia de Rua” e o “Carnaval Tradição” foram eventos destacados pelo prefeito como parte de suas ações para desenvolver a cultura da cidade.
“Conseguimos projetar João Pessoa na mídia nacional com a cobertura que a Rede Bandeirantes fez do nosso carnaval. Inovamos. Atraímos uma grande rede de televisão, que apresentou o nosso carnaval, a nossa cultura, as nossas praias, as nossas belezas naturais e o nosso Centro Histórico para mais de 12 milhões de telespectadores, no Brasil e em 20 países”, falou.

O gestor disse que 2013 é o Ano da Educação Infantil, com a construção de 11 creches. Cartaxo informou que já foram assegurados os recursos junto ao Ministério da Educação para a construção de mais 29 creches, totalizando 40 equipamentos de alto valor e necessidade social. Ainda de acordo como o gestor, no início do ano os profissionais da educação receberam o 14º salário, através do Programa Escola Nota 10, e um reajuste de 10% no piso salarial dos professores, um dos maiores pisos salariais do Brasil.

O prefeito ainda apresentou diversas ações que estão se projetando para o futuro da cidade: reestruturação da trânsito, através do PAC da Mobilidade Urbana; reurbanização das áreas do rio Jaguaribe; revitalização da Lagoa; construção de novas moradias; revitalização e recuperação do Centro Histórico; e ações de desenvolvimento do setor de Turismo.

“Estamos, portanto, construindo o nosso desenvolvimento com um crescimento sustentável, com a geração de emprego e renda e planejando João Pessoa para um futuro com mais de um milhão de habitantes. Quero, portanto, renovar o meu convite às vereadoras e aos vereadores aqui presentes para, juntos, trabalhamos com responsabilidade e semearmos os bons frutos de uma fase de muita prosperidade socioeconômica para João Pessoa”, finalizou o prefeito.

A solenidade foi encerrada pelo presidente Durval Ferreira, que convocou a primeira sessão ordinária para as 9h30 desta quarta-feira (27), no plenário Senador Humberto Lucena.

Ascom