Câmara de JP inicia os trabalhos legislativos de 2014 - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Câmara de JP inicia os trabalhos legislativos de 2014

Abertura legislativaNa manhã desta quarta-feira (29), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou a sessão de abertura dos trabalhos legislativos para o exercício do ano de 2014, segundo ano da 16ª Legislatura. A execução do Hino Nacional ficou a cargo do Coral Antônio Leite, composto pelos servidores da CMJP e regido pela maestrina Socorro Estrela. A solenidade contou com a presença do prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PT), secretários municipais, vereadores, além de representantes de vários segmentos da sociedade.
O presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), dentro da forma regimental, foi o primeiro a discursar na tribuna. Ele garantiu que, mesmo sendo um ano atípico, pois o Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol e os brasileiros irão eleger os seus representantes estaduais e federais em mais um processo eleitoral, a CMJP vai manter a produtividade e a qualidade dos trabalhos sempre dando prioridade ao bem estar da população pessoense.

 

“Estamos certos de que os vereadores desta Casa vão continuar se empenhando em trabalhar em prol do interesse público. O nosso sentimento e as nossas expectativas são de que faremos uma ação parlamentar ainda melhor nos próximos meses”, enfatizou o presidente.
Durval Ferreira fez questão de salientar que o parlamento é a principal instância de afirmação da soberania popular. “O Poder Legislativo é o poder-símbolo do regime democrático representativo. A amplitude e diversidade da representação dos diversos segmentos fazem do Parlamento uma verdadeira síntese da sociedade. Do mesmo modo, cabe à Câmara a iniciativa de detectar e corrigir seus próprios erros e avançar no trabalho de aprimoramento institucional de nossa Cidade. Cientes disso, vamos promover uma reestruturação da composição das Comissões Permanentes da Casa, para que os membros de cada uma delas tenham afinidade com as políticas públicas que serão discutidas nas mesmas”, completou.
Ao concluir seu discurso, Durval Ferreira não deixou de enfatizar a convicção de que o Poder Legislativo será palco de debates importantes e atuais, com várias sessões especiais, solenes e audiências públicas para debater os mais variados assuntos de interesse da Capital paraibana. Além de destacar a discussão de temas como geração de emprego e renda, direito do consumidor, saúde pública, educação, mobilidade urbana, habitação, turismo, meio ambiente, combate às drogas, acessibilidade, entre tantos outros que interferem na vida política e social dos cidadãos pessoenses, certamente farão parte da  pauta diária da Câmara.

 

Luciano Cartaxo destaca diálogo com os vereadores

 

Após o presidente da Casa, a tribuna foi ocupada pelo prefeito Luciano Cartaxo, que fez um balanço da sua administração à frente da gestão municipal, informando também as expectativas da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para o restante do seu mandato. Ele ainda fez questão de agradecer aos vereadores pelo constante diálogo construtivo em prol das melhorias da cidade.

 

“Estamos trabalhando sob um novo modo de fazer política em nossa cidade, marcado pelos ideários da democracia, da participação e da harmonia. Nosso Governo traz um olhar mais humanizado, com mais harmonia e em atenção a autoestima elevada da nossa população. Uma Gestão com mais eficiência e racionalidade sem perder a ternura jamais”  afirmou Luciano Cartaxo.

 

Prefeito de JP faz balanço de seu primeiro ano de mandato
O gestor municipal também falou do primeiro ano de seu mandato enfatizando as quatro grandes diretrizes para a cidade de João Pessoa: desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável, social e culturalmente inclusivo; educação e saúde de qualidade; complementação e modernização da infraestrutura urbana; e gestão pública inovadora, racional, eficiente, participativa, transparente e defensora dos direitos humanos.
Os projetos “João Pessoa – Extremo Cultural (Onde o Som Toca Primeiro)”, que traz ampla programação musical para o Centro Histórico, com artistas ligados à Música Popular Brasileira (MPB), ao rock, ao gospel, e ao samba, dentre outros; o “Folia de Rua” e o “Carnaval Tradição”,  o “São João Pra Valer” e o projeto “Simplesmente Natal” foram eventos destacados pelo prefeito como parte de suas ações para desenvolver a cultura da cidade.

 

O prefeito ainda lembrou de dois novos projetos implementados pela PMJP: o “Festival Internacional de Música Clássica”, que de acordo com ele, projetou João Pessoa internacionalmente no cenário da música. “Um festival com a nossa cara, com músicas em igrejas católicas e evangélicas e na Federação Espírita, com uma programação durante todo o dia. O projeto veio para ficar”, afirmou o chefe do Executivo, que ainda lembrou da criação da Orquestra Sinfônica de João Pessoa e garantiu “novos grandes investimentos na área de cultura da cidade”.

 

O gestor anunciou que todas as creches da cidade estão sob a administração da gestão municipal. Ele também destacou os investimentos na área do esporte, que garantiu a reestruturação dos clubes de futebol da cidade e culminou com algumas conquistas do Botafogo Futebol Clube da Paraíba. Ele ainda anunciou que em maio de 2014 a Capital vai sediar a exposição internacional do “We Speak Football” (Nós Falamos Futebol), a qual será exibida por cinco meses na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. Durante nove anos, o evento percorrerá o mundo e será finalizada durante a Copa de 2022, em Doha, no Catar.

 

O prefeito ainda apresentou diversas ações que estão se projetando para o futuro da cidade: reestruturação do trânsito, através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana, com quatro corredores exclusivos de BRTs (sigla para “Bus Rapid Transit”, que significa “Trânsito Rápido de Ônibus”); reurbanização das áreas do Rio Jaguaribe; revitalização do Parque Solon de Lucena, a Lagoa; construção de novas moradias; revitalização e recuperação do Centro Histórico; e ações de desenvolvimento do setor de turismo.

 

A solenidade foi encerrada pelo presidente Durval Ferreira, que convocou a primeira sessão ordinária de 2014 para esta quinta-feira (30), às 9h30, no Plenário Senador Humberto Lucena.

 

Damião Rodrigues