João Pessoa 20/04/2019

Início » Câmara em foco » Câmara de Santa Rita aprova PL que permite antecipar a eleição da Mesa Diretora‏

Câmara de Santa Rita aprova PL que permite antecipar a eleição da Mesa Diretora‏

DSC05081A Câmara Municipal de Santa Rita realizou sessão ordinária, nesta terça (26), com votação e aprovação de requerimentos e projetos de lei de autoria dos vereadores. Dentre as proposituras, é destaque o Projeto de Resolução nº 4/2013, que altera alguns artigos do Regimento Interno possibilitando a antecipação da votação da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016.

A aprovação do projeto de resolução que altera o Regimento Interno da Câmara foi proposta por doze (12) vereadores da Casa de Antônio Teixeira. A votação da Mesa Diretora para o biênio subsequente será realizada em sessão especial na próxima quinta (28), às 14 horas, no Plenário da Câmara dos Vereadores.

Os cidadãos de Santa Rita assistiram das galerias a votação de cerca de 40 proposituras de autoria dos vereadores, abordando diversas áreas do município como a saúde, segurança, educação, infra-estrutura, entre outros.

O presidente da câmara, Joselito Carneiro (PTC), requereu ao prefeito a inclusão, nas obras da administração, da conclusão do calçamento e a colocação de iluminação pública no trecho que liga a garagem da Rodoviária Santa Rita a Vila dos Clementes. É também de autoria do presidente Josa o projeto de lei que denomina de Praça Comerciante Jose Pereira de Lima a atual Praça da Vitória, localizada no bairro popular. O nome da praça é uma homenagem ao pai do vereador Emerson – Missinho (PCdoB) que figurava entre as pessoas de prestigio na cidade.

A vereadora Josefa – Finha (PSD) formulou apelo ao governador para que determine ao Comando do 7º BPM o envio de policiais para prestar serviço no Posto Policial da comunidade de Bebelândia. A parlamentar também propôs a conclusão do calçamento da Rua Marcondes Gadelha e a ampliação da creche Raquel Pedrosa Maroja, em Lerolândia.

Padi Leomar (PT) apelou ao prefeito para conceder acesso, concessão e facilitação das micro e pequenas empresas do município às licitações públicas de compra de materiais, bens ou serviços destinados à cidade; e estudos visando o envio de motocicletas para o 7º BPM para reforçar o policiamento, a ROTAM e dar continuidade às ações da Patrulha Escolar.

Voto de Aplauso foi proposto pelo vereador Genival (PSD) para os delegados da Polícia Civil Dr. Pedro Ivo Soares Bezerra e ao Dr. Luz de Cerqueira Cotrim Neto pelo desempenho prestado no exercício de suas funções na cidade de Santa Rita. Genival também apresentou uma proposta para construção de uma ponte ligando a sede do município a comunidade da Usina Santa Rita.

A criação de um programa visando o fornecimento gratuito de próteses dentárias e óculos de grau a pessoas de baixa renda; e a viabilização de estudos para a concessão de um aumento salarial para os servidores públicos foram matérias da vereadora Vanda (PTdoB).

Ivonete (PV) pleiteou a criação de um Centro de Tratamento de Dependência Química infanto juvenil e adulto; além da restauração do Balneário das águas minerais, no bairro do Açude.

A construção de um albergue popular e a retomada das atividades do programa municipal “A Prefeitura Está Aqui” foram matérias do vereador Farias (PTC).

Os vereadores Anésio (PSB) e Sebastião (PT) propuseram matéria em conjunto para a prefeitura firmar convênios visando dotar as principais praças da cidade com equipamentos para prática de atividades físicas.

Waldeci – Bebé (PTdoB) e Anésio (PSB) requereram a construção do mercado público do distrito de Várzea Nova e uma sessão especial a fim de tratar sobre o contorno do Castanheiro em Várzea Nova, com a presença do Comandante do 1º Grupamento de Engenharia, o Superintendente do DNIT do Estado da Paraíba, o diretor do DNIT da cidade, a bancada de deputados federais e estaduais.

O vereador Jauires (PTC) pediu a disponibilização de uma unidade do SAMU para os moradores de Odilândia e comunidades adjacentes; e também a construção de um estádio de futebol em Odilândia.

O fomento da cultura local foi pleito do vereador Emerson – Missinho (PCdoB) que apresentou uma matéria para que incluísse nas festas do município atrações e artistas locais; e a construção de uma central de produção e comercialização agrícola.

A Mesa Diretora, sob a presidência do vereador Josa, formulou um projeto de lei autorizando o Poder Legislativo Municipal a doar, sem encargos, à União Santarritense de Associações Comunitárias, bens e produtos móveis.

O vereador Waldeci – Bebé apresentou projeto de lei para conceder o título de Cidadão Santarritense ao Capitão QOC PMPB Melquisedec Lima de Figueiredo pelos serviços prestados à população.

 

Assessoria de Comunicação da CMSR

Patricia Silva