Câmara Federal homenageará hoje o paraibano e ex-presidente do Brasil Epitácio Pessoa

Epitácio PessoaEpitácio Lindolfo da Silva Pessoa foi político e jurista, nascido em Umbuzeiro, no dia 23 de maio de 1865, ele será o grande homenageado nesta segunda-feira (08), às 10h, pela Câmara Federal que realizará uma sessão solene no Plenário Ulisses Guimarães em homenagem ao sesquicentenário do ex-presidente do Brasil.

Epitácio Pessoa ocupou os cargos de presidente do Brasil, deputado federal em duas oportunidades, ministro da Justiça, do Supremo Tribunal Federal, procurador-geral da República, senador três vezes e chefe da delegação brasileira junto à Conferência de Versalhes.

A propositura é de autoria dos deputados paraibanos Wilson Filho (PTB), Efraim Filho (DEM) e Rômulo Gouveia (PSD). Na Paraíba, uma série de homenagens está sendo realizada a Epitácio, já iniciada nos tribunais de contas e de justiça do Estado. A Assembleia Legislativa realizará a sua no próximo dia 16.

Entre os destaques do governo de Epitácio Pessoa estão a implantação de 1.200 quilômetros de ferrovias; construção, no Nordeste, de 205 açudes e 220 poços. Quando deixou a Presidência, o paraibano assumiu o cargo de juiz da Corte Internacional de Haia, na Holanda. Morreu em 13 de fevereiro de 1942, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro.

PBAgora