Política

438 ANOS DA CAPITAL: Energisa investe em desenvolvimento, modernização e cultura em João Pessoa

Com mais de 82 mil quilômetros de rede elétrica, a Energisa Paraíba ilumina casas, empresas e comércios, atendendo cerca de 456.588 mil clientes urbanos e rurais da capital onde o sol nasce primeiro. Mas, para além do trabalho de distribuir energia para a população, a concessionária investe em alcançar os pessoenses com ações culturais, de modernização e de desenvolvimento.

Há 23 anos na Capital paraibana, com 11 subestações e 66 alimentadores, João Pessoa contabiliza, ainda, milhares de clientes beneficiados com uma prestação de serviços de distribuição de energia segura e eficiente. Nos últimos 7 anos, por exemplo, a empresa investiu em empreendimentos de média e de alta tensão, com o objetivo de aumentar a continuidade do fornecimento de energia e atender ao crescimento do mercado consumidor da cidade, como a construção da subestação de Paratibe, a instalação de disjuntores na subestação de Mangabeira, ampliação da subestação do Bessa, construção da subestação do Altiplano, ampliação da subestação do Cristo e muito mais.

Prova disso é a melhoria dos principais indicadores de qualidade do Setor Elétrico na cidade: A Duração Equivalente por unidade Consumidora (DEC), um indicador que aponta quanto tempo, em média, um cliente fica sem energia durante o período de um ano, registrou em 2023 até o final do mês de junho, 5,65 horas. No mesmo período, a Frequência Equivalente por unidade Consumidora (FEC), que mostra quantas vezes, em média, um cliente fica sem energia durante um ano, ficou em 2 vezes.

“Estes números representam o nosso compromisso com o desenvolvimento de João Pessoa. São investimentos aplicados em projetos olhando não apenas para o hoje, mas para o futuro de toda capital. É muito satisfatório observar que capital paraibana está em contínua evolução e que a população, assim como a indústria e o comércio, terá uma energia de qualidade e de forma constante todos os dias. Os desafios ainda são muitos, mas com responsabilidade socioambiental e olhar de futuro, temos a certeza de que estamos no caminho certo para ajudar a capital da Paraíba a crescer cada vez mais”, comenta o diretor-presidente da Energisa Paraíba, Marcio Zidan.

Para onde se olha na cidade, é possível ver uma ação de melhoria da Energisa, com o Programa de Eficiência Energética: seja na modernização da iluminação pública da Praça da Paz, nos Bancários, ou na praça dos Skatistas, em Manaíra; na substituição de lâmpadas comuns por luminárias de LED e incorporação de novos aparelhos de ar-condicionado no Hospital Santa Isabel; além das obras que ainda estão por vir como no Hospital Lauro Wanderley (HU) e no Napoleão Laureano.

Cultura 

Investir na cultura também é um compromisso para a Energisa Paraíba, pois a Usina Cultural Energisa, desde sua chegada em 2003, em João Pessoa, tem sido uma referência na promoção e valorização da cultura na capital e de todo o estado. Localizada na região conhecida como Cruz do Peixe e sede da primeira subestação da capital, o espaço é um excelente exemplo de ocupação cultural dos típicos galpões industriais construídos no início do século XX.

Em 20 anos de atuação no cenário cultural, a Usina já foi palco de grandes eventos como o Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport); a Mostra Cinema e Diretos Humanos; Prêmio Energisa de Artes Visuais; Feste Aruanda, Festival do Japão e o Natal da Usina, que este ano completará 10 anos de realização.

Estima-se que quase 1,2 milhão de pessoas foram beneficiadas diretamente com a programação da Usina nas últimas duas décadas, nos mais de 5 mil eventos realizados nos espaços culturais, que geraram renda direta para os artistas e produtores culturais que passaram pelo local.

Em 2022, a Usina recebeu mais de 65 mil pessoas nos mais de 250 eventos realizados e oriundos do Edital Não Oneroso – permitindo que produtores e artistas dos 223 municípios atendidos pela Energisa Paraíba participassem do processo – e cessão gratuita dos espaços para realização de eventos com entidades e parceiros como a Rádio Tabajara FM, FUNJOPE, Universidade Federal da Paraíba, entre outros.

Além disso, também em 2022, 68% das atividades realizadas nos espaços culturais da Usina foram culturais; 18% social e 14% voltados a formação.

“A Usina é um braço muito importante todos nós da Energisa e que representa nosso compromisso em criar um ambiente propício para o desenvolvimento da arte, música, dança, teatro e de tantas outras formas de expressões. Nesses 20 anos que fazemos parte do cenário cultural da cidade, foi possível observar abrir várias portas e ser palco para grandes artistas da terra. Temos muito orgulho desse espaço e sabemos a importância da Usina não só para cidade de João Pessoa, mas para a produção cultural de toda Paraíba. Que a cada ano, os pessoenses e também todos os paraibanos tenham a certeza de contar com a Usina Energisa como um berço cultural”, finaliza o diretor presidente.

Por Gabriela Barbosa Neves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo