Caravana da Saúde da ALPB visita hospital de Itabaiana - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Caravana da Saúde da ALPB visita hospital de Itabaiana

caravana da saúde seOs deputados participantes da Caravana da Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) fiscalizaram, também nesta terça-feira (3), o Hospital Sebastião Rodrigues de Melo, localizado no município de Itabaiana. A visita aconteceu depois da vistoria realizada no Hospital Geral de Itapororoca e resultado obtido pelos parlamentares sobre as condições no atendimento serão encaminhadas através de um relatório para a Secretaria Estadual de Saúde e para o Ministério Público do Estado (MPPB).

Durante a fiscalização a deputada Olenka Maranhão (PMDB) criticou a falta de manutenção da estrutura física do hospital e a paralisação das cirurgias eletivas, já que a estrutura foi construída com a finalidade de atender como centro cirúrgico. “É uma estrutura boa e bem concebida, mas está padecendo de manutenção. O que vemos é uma precariedade. Hoje mesmo nós constatamos que não estão realizando nenhuma cirurgia eletiva. Em resumo, está funcionando como uma simples maternidade”, disse a deputada.

Outro problema constatado após a fiscalização foi a falta de contratação e o pagamento de salário dos funcionários.  “Escutamos reclamações de trabalhadores no que diz respeito ao recebimento de proventos, inclusive pontuando que muitos sequer têm direito a receber o décimo terceiro, mesmo prestando seu serviço mensal. outra dificuldade é na área estrutural do prédio, no que diz respeito à conservação. É preciso que haja limpeza e o governo necessita mandar dinheiro para essa manutenção”, falou o deputado Gervásio Maia (PMDB).

De acordo com o diretor administrativo do Hospital de Itabaiana, João Batista, há mais de um ano não acontece nenhuma contratação de médicos e enfermeiros no local. Apenas algumas substituições. “Além do mais aqui nós não temos UTI, o que faz com que seja necessária a transferência do paciente”, explicou.

Mesmo com a necessidade de transferir os casos mais urgentes que chegam ao hospital que atende a população de13 municípios, a ambulância que faz o trabalho é emprestada, pois o veículo pertencente está quebrado e há um bom tempo não voltou do concerto. “Há 90 dias eu fiz uma visita neste mesmo hospital e constatamos uma série de  dificuldades desde a questão da manutenção até a falta de lençóis e materiais de higiene. Hoje, apesar da melhoria dos materiais, sentimos falta da ambulância, pois quando foi inaugurado havia duas funcionando e agora o atendimento é feito com uma emprestada”, destacou o deputado Trócolli Júnior (PMDB).

Os deputados Toinho do Sopão (PEN) e Raniery Paulino (PMDB), que também participaram da visita, ressaltaram a participação e necessidade do Poder Legislativo em cumprir o seu papel de fiscalizar e de acompanhar o funcionamento e cobrar soluções para os problemas encontrados na saúde do Estado da Paraíba.

 

Assessoria