Carnaval Tradição 2016 – João Pessoa de Todos os Ritmos divulga programação de desfiles

CARNAVAL TRADIÇÃOAs agremiações participantes do Carnaval Tradição 2016 – João Pessoa de Todos os Ritmos fecharam, nesta sexta-feira (22), a programação de desfiles. A partir do sábado (6) até a segunda-feira (8), 42 grupos passarão pela Avenida Duarte da Silveira, a Beira Rio, na Torre. São tribos indígenas, clubes de orquestra, escolas de samba, ursos carnavalescos e batucadas, numa demonstração da força viva que a cultura popular tem nas comunidades.

A programação abre no sábado, às 18h, com um dia inteiro dedicado às tribos de João Pessoa, enquanto que o domingo (7) será dividido entre clubes de frevo e escolas de samba. Na segunda (8), passam as batucadas e ala ursas. Ao final de cada dia, uma comissão de seis jurados anunciará o resultado, baseada em critérios específicos para cada agremiação e pontuados de 0 a 10.

“Para as escolas de samba, eles se fixarão em oito: fantasias, conjunto, harmonia, evolução, dupla de mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegorias e adereços e samba-enredo”, enumera o presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, Beto Costa. Já as tribos serão avaliadas pelo cocar, comissão de frente, conjunto, coreografia, fantasia e adereços. As orquestras de rua, pela sua divisão de abre-alas, fantasias, conjunto, coreografia, estandarte e porta-estandarte. Por fim, as alas ursas, pelo seu batuque original, cabeça da fantasia, dança, estandartes, animação, figurino dos tocadores, organização na avenida e torcida.

“A torcida, aliás, é a alma do bloco. É por ela e sua animação que o bloco consegue chegar à avenida e evoluir o seu carnaval. Sendo ordeira e não extrapolando os limites, garante pontuação”, explica Dal Zapata, presidente da Associação dos Ursos Carnavalescos de João Pessoa. “Eles são o que de mais autêntico existe no carnaval, visto que representam a expressividade natural saída das ruas”, pontua Emilson Ribeiro, coordenador de Cultura Popular da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). “Mesmo hoje, ainda se veem muitos grupos de crianças fantasiadas e desfilando por pequenos comércios e ruas, brincando e pedindo dinheiro”.

Estrutura – O Carnaval Tradição conta com uma estrutura preparada pela Funjope que vai contar com camarotes para jurados e uma tenda para portadores de deficiência. Vinte banheiros (dois desses adaptados) também serão instalados a partir da segunda (1°). A Prefeitura Municipal de João Pessoa destinou a esta edição do carnaval um total de R$ 631 mil (divididos entre os blocos da prévia Folia de Rua e as agremiações tradicionais).

“Reconhecemos que, apesar de a crise ter atingido em cheio os eventos culturais, a PMJP se empenhou em não deixar morrer a nossa festa mais popular. É na avenida que vemos o quanto tem de cada comunidade estampado na arte dos desfiles, o espelho do esforço dos seus brincantes”, reflete Beto.

“Apesar de toda a dificuldade econômica, a Prefeitura reconheceu que a nossa grandeza deveria ser preservada. Graças ao diálogo com a Liga Carnavalesca, dos Ursos e Batucadas, os desfiles acontecerão com a mesma alegria e brilho de sempre”, aposta o diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity.

Programação Carnaval Tradição – João Pessoa de Todos os Ritmos:

Sábado (06/02): Tribos indígenas: 18h – Tabajara 18h30 – Flexa Negra 19h – Xavantes 19h30 – Tupi Guanabara 20h – Pele Vermelha 20h30 – Guanabara 21h – Papo Amarelo 21h30 – Tupi Guarani 22h – Ubirajara 22h30 – Africanos (atual campeã) 23h – Divulgação das campeãs Domingo (07/02): Clubes de frevo: 17h30 – Crianca Feliz 18h – Acorda do Frevo da Torre 18h30 – Piratas de Jaguaribe 19h – Dona Emília 19h30 – São Rafael 20h – Alegria do Frevo 20h30 – Gigantes do Frevo 21h – Ciganos do Esplanada 21h30 – Bandeirantes da Torre (atual campeão) Escolas de samba: 22h – Pavão de Ouro 22h40 – Unidos do Róger 23h20 – Malandros do Morro 0h – Independente de Mandacaru 0h40 – Império do Samba (atual campeã) 1h30 – Resultado dos clubes de frevo e escolas de samba Segunda-feira (08/02) 18h – Batucada Nova Liberdade 18h15 – Batucada Águia de Ouro 18h30 – Urso Fulião

Categoria Ursos Carnavalescos 18h45 – Urso Anos Dourados 19h – Urso Preto 19h15 – Urso Sem Lenço Sem Documentos 19h30 – Urso da Paz 19h45 – Urso Verde 20h – Urso Amigo Batucada (atual campeão) 20h15 – Urso Jamaica 20h30 – Urso Santa Cruz 20h45 – Urso Reboliço 21h – Urso Canibal 21h15 – Urso Cachorro Louco 21h30 – Urso Celebridade 21h45 – Urso Panda 22h – Urso Alegria do Panda 22h15 – Urso Branco (participação especial).

Secom-PB