Cartaxo entrega ônibus adaptados no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Cartaxo entrega ônibus adaptados no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

ONIBUS ADAPTADOO prefeito Luciano Cartaxo entregou, nesta terça-feira (3) – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência-, às 10h, 12 ônibus escolares com acessibilidade para os estudantes da rede pública de ensino municipal. O ato acontecerá na Estação das Artes, anexo da Estação Cabo Branco –Ciência, Cultura e Artes, no bairro Altiplano. Os veículos foram adquiridos com recursos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), um investimento de cerca de R$ 1,6 milhão.

“Estamos demonstrando o nosso compromisso com as pessoas portadoras de deficiência entregando estes 12 ônibus adaptados que vão ampliar nossa política de acessibilidade à educação”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Com esta ação, crianças e adolescentes com dificuldades para chegar à escola terão direito a um transporte especial de ida e volta, o que é possível devido à nossa parceria com o Ministério da Educação”, complementou.

Os ônibus irão complementar uma ação importante da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) que é garantir o acesso dos alunos com deficiência à escola. “Percebemos que mesmo com a implantação do Passe Livre alguns alunos não têm condições de locomoção para irem à escola. Esse modelo que vamos implantar é revolucionário na capital”, disse o secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Junior.

Os veículos – Os 12 ônibus adaptados possuem plataforma de elevação e espaços reservados para cadeirantes e já estarão disponíveis à população acadêmica no início do ano letivo de 2014. Eles serão divididos entre os nove pólos educacionais da Capital. “Até lá vamos qualificar motoristas, cuidadores e todos os profissionais envolvidos para que possamos prestar o melhor serviço”, explicou o secretário.

Rede – A Prefeitura Municipal atende atualmente cerca de 800 estudantes com necessidades especiais, seja com deficiência, autismo, down e/ou superdotação. Eles estão divididos nas 95 escolas e 43 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis).
Treinamento – Cada veículo vai contar com um cuidador, que ficará responsável pelas crianças e adolescentes. Tanto este profissional, quanto o motorista vão passar por um treinamento executado pela coordenadoria de educação especial da Sedec.
Data – O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A data tem como principal foco a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Serviço:
Data: 03/12/2013 (terça-feira)
Hora: às 10h
Local: Estacionamento da Estação das Artes – Anexo da Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes.

Secom-JP