Cartaxo promete entregar reforma de importante cartão postal de JP: “Fazemos aquilo que nunca foi feito”

cartaxo prefeito 2Um dos principais cartões postais de João Pessoa, a Praça da Independência, passa por um completo processo de revitalização. O projeto, apresentado à população pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT), no mês de março, conta com a realização de manutenção e reparos nos passeios públicos, mobiliários urbanos, jardins, monumento central (Obelisco) e busto.

Após meses de reforma, o prefeito Luciano Cartaxo revelou que as obras estão em fase de conclusão e que a entrega deve ser feita na Semana da Independência, no mês de setembro.

“Nós entregamos a Praça da Juventude, a maior praça da história de João Pessoa, e vamos entregar a Praça da Independência, que esperou anos e anos por uma reforma com ampliação e por uma melhoria como nós estamos fazendo agora também. Na Semana da Independência no mês de setembro nós vamos entregar à cidade de João Pessoa mais um cartão postal revitalizado, devolvido à população e aos turistas que vem nos visitar. Nós estamos trabalhando em toda a João Pessoa e fazendo aquilo que nunca foi feito, esse é o nosso diferencial” destacou.

Histórico

Contando com uma área de aproximadamente 37.819.56 metros quadrados (m²), a Praça da Independência foi construída e inaugurada no ano de 1922, como um marco comemorativo do centenário da Independência do Brasil. O projeto executado foi de autoria do arquiteto Hermenegildo di Lascio, possuindo um traçado geométrico, típico das praças francesas.

O tombamento foi realizado em 26 de agosto de 1980, conforme Decreto de Tombamento n. 8.641. A praça foi planejada no processo de modernização da cidade no início do século XX, sendo um marco, junto com a Avenida Epitácio Pessoa, por representar a via de expansão para a orla marítima.

PB Agora