Cássio Cunha Lima é o senador com perfis mais atuantes nas redes sociais - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Cássio Cunha Lima é o senador com perfis mais atuantes nas redes sociais

Cassio redes sociaisO terceiro estudo da i2 Inteligência, encomendado pelo portal MaisPB, analisou os perfis nas redes sociais dos senadores paraibanos e divulga o resultado do comportamento dos parlamentares nas redes sociais, além do grau de influência de cada um no ambiente online.

De acordo com o estudo, o perfil do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) é o que soma o maior número de seguidores, são 192.102 internautas. Em segundo lugar, está Cícero Lucena (PSDB) com 42.143 seguidores. O terceiro lugar ficou com o senador Vital do Rêgo (PMDB), que soma 32.926 seguidores. A diferença entre o primeiro e o segundo é de 159.176 seguidores.

Cássio e Cícero estão presentes em todas as redes sociais analisadas pela agência de comunicação integrada I2 Inteligência. Cássio, por sua vez, lidera o ranking em quase todas elas, perdendo apenas no Google + para o senador Vital do Rêgo que possui 104 seguidores, contra 43 seguidores em seu perfil. Cícero Lucena ocupa o último lugar, com 42 internautas.

Para o jornalista Ruy Dantas, presidente da I2 inteligência, não adianta ostentar um bom numero de seguidores sem engajamento. “Redes sociais servem para relacionamento e não podem ser tratadas como um balcão de vendas ou um depósito de notícias. Não adianta ter 1000 mil seguidores quando apenas 10 estão comentando o assunto postado e se engajando com o conteúdo. É necessário utilizar as redes com profissionalismo, pois a população não é boba”, complementa Ruy Dantas.

O conceito de mídias sociais (social media) precede a Internet e as ferramentas tecnológicas – ainda que o termo não fosse popular no passado. As “ferramentas de mídias sociais” são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos, portanto elas não devem ser utilizadas apenas como emissores como a mídia tradicional foi durante muito tempo.

As mídias sociais têm dois aspectos importantes. O primeiro, refere-se às características que podem ser melhoradas em uma página, táticas que um webmaster pode aplicar para otimizar um site para a era da mídia social. Essas otimizações incluem adicionar ligações para serviços como Digg, Reddit e Del.icio.us, para que as páginas possam ser facilmente salvas e compartilhadas. O segundo aspecto, marketing de mídias sociais, por outro lado, engloba criação de conteúdo memorável, único e com potencial para virar notícia. Este conteúdo pode, então, ser espalhado por meio de sua popularização, ou até pela criação e veiculação de vídeos “virais” no YouTube, por exemplo, quando conquistam o gosto dos usuários.

Facebook

Maior e mais importante rede social atualmente, o Facebook inclui funcionalidades de diversos outros sites. Por meio dele, é possível montar a sua base de seguidores (a exemplo do Twitter) e fazer postagens sem limitações de caracteres. Soma-se a isso ainda a possibilidade de inserir fotos, vídeos e de se utilizar aplicações diversas (de jogos a sistemas bancários). Além de comentar postagens feitas por terceiros, o Facebook permite que usuários possam clicar em botões chamados “curtir”, indicando que um usuário se identificou com aquele conteúdo/aquela marca. Todos os seus cliques, comentários e postagens ficam registrados em sua própria página, alimentando-a com conteúdo referente a tudo o que o usuário fez, gostou ou desgostou desde que passou a utilizar a rede.

Na plataforma fundada por Mark Zuckerberg, o perfil de Cássio Cunha Lima (95.183) soma mais de quatro vezes o número de fãs do perfil de Cícero Lucena (20.757). Além dos assuntos relacionados ao universo político, o perfil de Cássio faz publicações com temas que geram engajamento pelo caráter emocional, como por exemplo, a convocação do atacante paraibano Hulk para compor o time de atletas da seleção brasileira. Já no de Cícero é possível encontrar postagens com cunho religioso. O perfil de Vital registra 20.314 fãs e os posts priorizam as ações realizadas pelo senador.

No período de uma semana a equipe da I2 Inteligência analisou o número de usuários únicos que interagiram com a página. Como nas demais pesquisas, a página mais mencionada é a do senador Cássio Cunha Lima (31.656). Seguida das páginas dos senadores Vital do Rêgo (5.199) e Cícero Lucena (783).

Twitter

Ferramenta de microblog, permite que usuários postem mensagens curtas (com até 140 caracteres) expressando as suas opiniões sobre os temas que preferirem.

No microblog, que permite utilizar 140 caracteres em cada postagem, Cássio soma 96.500 seguidores. O político publica fotos sobre o ambiente que está inserido e interage com os internautas. O número de seguidores é quatro vezes maior o de Cícero (21.300), que por sua vez possui cerca do dobro de seguidores de Vital (12.600). Cícero, compartilha suas ações, replica fotos postadas no Instagram e conteúdos que foram publicados inicialmente no Facebook. Já Vital retuíta afirmações que reforçam as suas crenças e interage com os seus seguidores.

Em relação ao impacto, que considera o número de seguidores, citações e referências ao perfil, RTs ao perfil, retuítes feitos pelo perfil e frequência de postagens realizadas pelo canal, Cássio (20,3) segue liderando. Seguido de Cícero Lucena (4,5) e Vital do Rêgo (2,7).

Youtube

Rede exclusivamente focada em vídeos, permitindo que usuários possam fazer uploads (publicação), visualizar e fazer downloads de vídeos de forma gratuita. Atualmente, o Youtube é a maior videoteca existente no mundo, com extratos de filmes e trailers e um sem-número de filmagens pessoais sobre absolutamente todos os temas.

No site criado pelos ex-funcionários da PayPal, o perfil de Cássio registra 377 seguidores. Pelo menos 215.114 visualizaram seus vídeos nessa rede. O perfil de Cícero reúne 43 seguidores e o de Vital apenas 12.

MaisPB