João Pessoa 20/04/2019

Início » Esporte » Catar derrota Japão e conquista Copa da Ásia

Catar derrota Japão e conquista Copa da Ásia

Catar, sede da Copa do Mundo de 2022, conquistou pela primeira vez a Copa da Ásia ao derrotar na final o Japão por 3×1, nesta sexta-feira (1) em Abu Dhabi.

Os catarianos, que dominaram a competição com muita autoridade e tiveram 100% de aproveitamento, abriram boa vantagem no primeiro tempo com gols de Ali Almoez -artilheiro da competição com 9 gols- e Abdulaziz Hatim.

No segundo tempo, o Japão, tetracampeão asiático e favorito ao título, ensaiou uma reação com Takumi Minamino, mas Akram Afif fechou o caixão japonês convertendo os pênaltis a dez minutos do fim.

Com 19 gols marcados e apenas um sofrido em sete jogos na Copa da Ásia, o Catar sucede a Austrália, campeã em 2015.

Esta vitória não é só esportiva para o Catar, ganhando ares de revanche política. Desde junho de 2017, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito romperam relações diplomáticas e econômicas com o Catar, acusado de apoiar movimentos extremistas e de se aproximar do Irã, rival regional de Riad.

Os jogadores da seleção comandada pelo espanhol Félix Sánchez superaram um ambiente hostil e uma forte tensão fora dos campos. Nas semifinais, após ganhar por 4×0 do anfitrião Emirados Árabes Unidos, os catarianos foram vítimas de uma chuva de sapatos e objetos das arquibancadas quando comemoravam a vitória.

Catar também foi obrigado a jogar todos os jogos praticamente sem torcida, já que seus cidadãos estão proibidos de viajar aos Emirados. Na final, porém, o ambiente foi de tranquilidade.

O título do Catar é também a colheita dos frutos após anos de investimentos em um projeto ambicioso para brilhar na Copa do Mundo de 2022.