João Pessoa 14/12/2018

Início » Câmara em foco » CBTU anuncia permanência do VLT na capital paraibana

CBTU anuncia permanência do VLT na capital paraibana

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) garantiu nesta segunda-feira (19) a permanência, na capital paraibana, de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A permanência do VLT foi anunciada por meio de nota, divulgada no final da manhã de hoje pela CBTU.

Veja a nota na íntegra:

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, por meio da Superintendência de Trens Urbanos de João Pessoa, vem prestar novos esclarecimentos a respeito das notícias amplamente divulgadas na imprensa nas últimas semanas, relacionadas à suposta transferência de uma das composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de João Pessoa para o Distrito Federal.

Conforme noticiado por esta Superintendência em nota datada de 05/11/2018, o Conselho de Administração da Companhia havia autorizado a cessão temporária de 02 (duas) composições de VLTs para a realização de uma operação experimental entre Valparaíso de Goiás/GO e Brasília/DF, sendo uma oriunda de João Pessoa/PB e outra de Natal/RN.

Após a divulgação do fato, a Superintendência Regional de João Pessoa manteve contato com o Diretor-Presidente da Companhia, Sr. José Marques de Lima, enfatizando os prejuízos que a retirada de um dos VLTs da operação local poderia causar aos usuários. Além disso, o representante da STU-JOP esteve em Brasília para tratar do assunto e buscar uma solução rápida e efetiva para o caso, reunindo-se com o Diretor-Presidente da CBTU, o presidente do Conselho de Administração da empresa e o Secretário-Executivo do Ministério das Cidades.

Esta Superintendência externou sua preocupação com o caso, reiterando a necessidade de manter o VLT operando plenamente na Paraíba. O Diretor-Presidente da Companhia e os representantes do Conselho de Administração e do Ministério das Cidades, por sua vez, demonstraram sensibilidade diante do problema, se dispondo a envidar todos os esforços necessários para contornar a situação.

Após laudo técnico da Presidência da CBTU, chegou-se à conclusão de que não seria possível a retirada do VLT de João Pessoa, em razão dos investimentos que estão sendo realizados com a construção de 03 (três) novos desvios ferroviários, o que demandará a necessidade de mais composições circulando, além das cinco já existentes, suprindo a demanda dos usuários.

Diante dessa realidade, após diversas articulações, e contando com o apoio fundamental do deputado federal Aguinaldo Ribeiro ao longo de todo o processo, esta Superintendência Regional recebeu da Presidência da empresa a informação de que a decisão anterior foi revista. Portanto, a CBTU afirma, com segurança, que não ocorrerá a cessão de qualquer VLT de João Pessoa para a realização de operação experimental no Distrito Federal.

Mais uma vez, se afirma o compromisso da CBTU com a população paraibana, buscando, de maneira permanente, a qualidade na prestação dos serviços de transporte ferroviário de passageiros e a satisfação dos nossos usuários.

João Pessoa/PB, 19 de novembro de 2018.
Paulo Barreto

Superintendente – STU-JOP