Cerca de 150 artistas participam hoje de 8ª edição do Troféu Gonzagão em Campina Grande

cantores campina O “oscar” da música nordestina. A oitava edição do Troféu Gonzagão 2016 acontece nesta terça-feira (17), em Campina Grande. A festa é considerada a maior premiação da música nordestina, responsável por reunir cerca de 150 artistas em uma noite de homenagens e apresentações únicas. Este ano, a celebração cultural terá novo formato, tendo como palco o teatro do Hotel Garden, o que vai conferir mais qualidade à apresentação dos cantores.

Entre os homenageados de 2016 estão o multi-instrumentista Carlinhos Brown, que além de representar e defender a musica nordestina no exterior, também é um admirador da obra gonzaguiana e responsável por vários projetos socioculturais. Pinto do Acordeon, músico, compositor e cantor paraibano também receberá o Troféu. Ele foi um dos sanfoneiros mais requisitados por Luiz Gonzaga e durante muito tempo integrou a equipe do Rei do Baião.

A homenagem in memoriam deste ano é para o compositor pernambucano Zé Dantas, o autor do primeiro forró gravado no Brasil, o “Forró de Mané Vito”, e responsável por vários clássicos do forró e do repertório de Luiz Gonzaga. A cantora Marina Elali, neta de Zé Dantas, participará da festa juntamente com a avó Yolanda Dantas, viúva do compositor.

Idealizadores da festa, o casal Ajalmar e Rilávia, apresenta os detalhes da edição deste ano, que será realizado no no Garden Hotel. Para Ajalmar a festa detém de um novo formato, pois será num teatro que tem outra dimensão para que você possa ouvir os artistas. De acordo com Rilávia, a cidade já está envolvida com o evento. “O mundo já se impressiona com o tamanho desse evento. Não tem coisa mais linda que presenciar um talento pode ser na arte, na voz, na cultura. Só que a voz encantou a gente e é um prazer ofertar a Campina um evento deste porte”, disse.

Esse ano o evento apresenta várias novidades da edição 2016 do evento. A principal delas é o local da festa, que até o ano passado aconteceu no auditório da Federação das Indústria do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, e agora será realizado no teatro do Garden Hotel, também na cidade.

O evento ainda fará homenagens ao compositor e cantor Flávio José, o repentista Ivanildo Vila Nova, o compositor Xico Bizerra, o cineasta Bernard Robert Charrue, responsável pelo filme Paraíba Meu Amor, o maestro Rodolf Freire, o empresário Pierre Landolt, o músico Edmar Miguel, a cantora e compositora Antonia Amorosa, o músico Del Feliz e Zé do Pife, que está completando 50 anos de carreira em plena atividade. Segundo os organizadores Rilávia Cardoso e Ajalmar Maia, a nova formatação do prêmio valoriza ainda mais a apresentação das atrações. “A cada edição, o evento se supera pelo brilhantismo e entusiasmo dos artistas, ainda mais em um palco de teatro, onde poderão propiciar verdadeiro espetáculo ao público admirador da música regional”, disse Rilávia. O prêmio abre os festejos do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, e deve reunir  artistas consagrados da cultura nordestina, a exemplo da madinha do evento, a paraibana Elba Ramalho.

PBAgora