Chegam ao Brasil smartphones com sistema operacional Firefox

chegaram ao brasilChegam às lojas brasileiras os primeiros aparelhos com o sistema operacional Firefox OS. A plataforma, criada pela Mozilla, traz mais uma opção aos consumidores e acirra a concorrência com os demais softwares já existentes no mercado nacional, especialmente o Android. Isso porque, assim como o do Google, o Firefox é aberto, ou seja, favorável a pequenos desenvolvedores. Entre os aplicativos já disponíveis na loja virtual do sistema, estão as redes sociais Facebook, YouTube e Twitter, além dos apps do Wikipedia e do SoundCloud e do jogo Candy crush.

Por enquanto, apenas dois aparelhos contam com o sistema, o LG Fireweb e o Alcatel One Touch Fire, ambos vendidos pela Telefonica/Vivo e com preços considerados acessíveis — o que atende a uma das pretensões da Mozilla: criar uma plataforma ideal para quem busca a transição de celulares tradicionais para aparelhos inteligentes.

Andreas Gal, vice-presidente de mobilidade da Mozilla, falou com o Correio sobre o novo sistema.

Como a empresa encara a competição com outros sistemas abertos, especialmente o Android?

O foco da Mozilla é entregar uma nova proposta de valor aos consumidores, apoiada nos sistemas abertos. Acreditamos que o produto final faz do Firefox OS um importante competidor no segmento da telefonia móvel. Ele leva mais balanço ao mercado e mais escolhas, particularmente no Brasil, um mercado no qual os smartphones não apresentam tanta penetração.

Quais são as vantagens do Firefox OS?

O sistema permite aos usuários uma avançada e diferenciada experiência no telefone a um preço mais competitivo. O Firefox Market place tem aplicativos brasileiros em diferentes categorias. Isso inclui os programas Dieta e Saúde, Galinha Pintadinha, Vivo meu App, Educação e Esportes. Além disso, você pode fazer o download de aplicativos, como eBay, Badoo, KAYAK, The Weather Channel, e SoundCloud. O Firefox OS oferece também uma nova experiência nas buscas, o que faz com que seu telefone vá ao encontro das suas necessidades. 

Como a Mozilla está reunindo desenvolvedores para criar aplicativos para o sistem operacional?
A chave da atração para os desenvolvedores é que, com o Firefox OS, eles estão livres para inovar sem ter que permitir permissão aos donos do sistema.

Há planos para lançar novos modelos por aqui?
Estamos felizes pela parceria com a LG e a Alcatel. O Firefox OS foi criado para ser compatível com qualquer fabricante que tenha suporte à internet aberta e estamos receptivos para novos interessados.

Confira os modelos disponiveis no mercado:

LG Fireweb
Processador: 1GHz, com 512MB de memória RAM;
Sistema Operacional: Firefox OS 1.1
Tela: 4 polegadas, com resolução 320 por 480 pixels;
Armazenamento: 4GB, expansível via microSD;
Câmera: traseira de 5MP com flash, e frontal VGA
Conexões: 3G, Wi-Fi, Bluetooth 3.0 e GPS;
Preço sugerido: R$ 449

Alcatel One Touch Fire
Processador: 1GHz, com 256MB de memória RAM;
Sistema Operacional: Firefox OS 1.1
Tela: 3,5 polegadas, com resolução de 320 por 480 pixels
Armazenamento: 512MB, expansível com cartão microSD;
Câmera: traseira de 3,2 MP
Conexões: 3G, Wi-F, Bluetooth 3.0 e GPS;
Preço sugerido: R$ 199

 

Uol