China retoma importação de carne brasileira, diz Ministério da Agricultura

China retoma importação de carne brasileira, diz Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nesta quinta-feira (13) uma nota apontando que a China suspendeu embargo à carne bovina brasileira e retomará as importações do produto brasileiro.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, recebeu a informação do governo chinês na última madrugada. As exportações brasileiras do produto foram suspensas no dia 3 de junho, após a descoberta de um animal portador da chamada doença da vaca louca no estado do Mato Grosso. O Ministério informou através da nota oficial que o animal foi abatido.

Carcaças de carne no frigorífico

A suspensão das exportações responde a um protocolo entre Brasil e China que exige essa medida caso esse tipo de doença seja detectado. A China é o único país que mantém esse tipo de acordo sanitário com as importações brasileiras.Segundo a nota do Ministério, a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), encerrou o pedido de informações complementares do Brasil sobre a questão.

A China é o principal parceiro comercial de forma geral, o que se repete no setor de carnes bovinas. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a exportação de carne bovina brasileira para a China chegou a US$ 1,49 bilhão no ano passado.

Sputnik