Policial

Casal de idosos é preso pela Polícia Federal por suspeita de fraudes no INSS

A dupla foi presa em flagrante no momento em que tentava sacar o benefício em uma agência do banco Santander.

A Polícia Federal na Paraíba (PF-PB) prendeu, na tarde desta terça-feira (13), em Mamanguape, no Litoral Norte, um casal de idosos suspeitos de participarem de esquema que utilizava beneficiários falsos para fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o delegado Bruno Rodrigues, eles foram flagrados no momento em que tentava sacar benefício em uma agência do banco Santander.

“A partir do relatório da análise de inteligência, recebemos a informação de um grupo que estaria criando pessoas fictícias mediante a fraude documental. Foi possível realizar a prisão em flagrante de uma pessoa que se passava por uma pessoa inexistente no momento em que realizava saques de benefícios previdenciários”, afirmou o delegado.

Segundo a PF, para aplicar o golpe os criminosos inseriam dados fictícios no CadÚnico do Governo Federal, realizavam o requerimento do benefício no sistema Meu INSS por meio digital e na sequência falsificavam documentos em nome de pessoas inexistentes. Posteriormente, se utilizava um dublê da pessoa para realizar o saque do benefício em uma instituição bancária.

A PF acredita que existam outras pessoas envolvidas. Segundo o delegado, os dados agora serão reanalisados  para contabilizar o valor do prejuízo das fraudes efetuadas pelo grupo criminoso e chegar aos outros participantes.

“É um tipo de fraude que existe em vários núcleos. Uma parte responsável por inserir os dados fictícios no sistema do Governo Federal, outro responsável por produzir os documentos faltos e um terceiro grupo de pessoas reais que se passavam pelas inexistentes”, explicou.

De acordo com o delegado, o idoso já havia feito vários saques e foi identificado que ele se passava por pelo menos sete pessoas diferentes.  Ainda conforme a Polícia Federal, a quadrilha usa vários idosos para aplicar os golpes.

Wscom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo