Claúdio Lima faz comparativo da violência entre Campina Grande e Caruaru: ‘Lá é 3 vezes maior’

O secretário de Segurança Pública da Paraíba, Cláudio Lima, foi o entrevistado desta sexta-feira (20) do programa Rádio Verdade e destacou a dificuldade de encontrar um substituto para a pasta, além de negar caos na segurança em Campina Grande. O secretário aproveitou para fazer um comparativo com uma cidade similar em tamanho no estado vizinho, Pernambuco, Caruaru: “a criminalidade é três vezes maior”.
Questionado a respeito de se aposentar da secretaria, já que o secretário já saiu da Polícia Federal, Lima lembrou as dificuldades de representar a secretaria num momento que o difícil no país onde “a sociedade sente os efeitos imediatos dos insucessos”.
“É uma área cobrada pela opinião pública. Não tem investimento. É um palanque muito forte, serve para o meio político, mas a cobrança é diferenciada. Dentro desse cenário, se fizer uma análise, nem todo mundo quer ser secretário hoje. Você chega a conclusão que a cobrança é muito pesada e não tem o mesmo retorno de gestores públicos. É difícil de tocar a Segurança Pública num país que vive um caos”, explicou. (O secretário chegou a citar o deputado federal, Luiz Couto (PT), como sendo o único a enviar emendas para a área na Paraíba).
Cauraru – A rivalidade entre as cidades acaba na disputa pelo Maior São João do Mundo, porque num comparativo, o secretário afirmou que os índices de crime na ‘Capital do Forró’ são três vezes maiores que os de Campina Grande, apesar de as cidades terem praticamente o mesmo tamanho.
Apesar de negar que exista uma onda de crimes, Cláudio Lima, admitiu o direito da população de reclamar e cobrar da Polícia. Ele também destacou que o clamor social começou após acontecerem quatro arrombamentos nos últimos dois meses, porém destacou que destes três já foram elucidados e os responsáveis estão presos.

Marília Domingues