CMJP aprova cidadania para tenente-coronel da PM e criação da Frente Parlamentar de Incentivo à Cultura

lucas de britoO Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em votação nesta terça-feira (5), aprovou o Projeto de Resolução 022, de autoria do vereador Lucas de Brito (DEM), que cria, no âmbito da Casa, a Frente Parlamentar de Incentivo à Cultura. Na votação, foi aprovado também o Título de Cidadão Pessoense ao tenente-coronel da Polícia Militar da Paraíba (PM-PB) José Rodrigues de Souza Neto, uma propositura do vereador Marco Antônio (PPS).

 

A criação da Frente Parlamentar de Incentivo à Cultura tem como objetivo a estimulação e o aprimoramento do desenvolvimento cultural do município, por meio de ações e projetos no sentido de propor inovações na legislação municipal e realizar campanhas educativas que viabilizem a criação cultural na cidade.

 

Segundo Lucas de Brito, a Capital tem um campo artístico forte e que precisa de incentivo para o desenvolvimento. “O Município de João Pessoa possui um grande potencial artístico e cultural que precisa de divulgação e incentivo, através da organização e direcionamento de estudos que propiciem a qualificação de mão de obra e a educação cultural”, justificou.

 

As ações da Frente Parlamentar serão no sentido de valorização do patrimônio histórico, das manifestações culturais e da arte popular, fazendo com que haja a criação de novos empregos e visibilidade cada vez maior à cidade de João Pessoa.

 

O parlamentar ressaltou também a realização de sessão especial, marcada para esta terça-feira (5), às 15h, que vai homenagear todos que atuam na produção cultural do município, pela passagem do “Dia Nacional da Cultura e Ciência”, comemorado nesta data.

 

Título de Cidadão Pessoense

 

Na votação, ainda foi aprovado o Título de Cidadão Pessoense ao tenente-coronel da PM-PB José Rodrigues de Souza Neto. A propositura foi do vereador Marco Antônio, que convidou os parlamentares para a sessão solene de entrega da honraria. “O coronel é dessas pessoas que se confundem com a sua função. Quando fazemos uma homenagem a ele, fazemos também à polícia. Gostaria de convidar os vereadores para estarem presentes nesta quinta-feira (7)”.

 

Os vereadores Bruno Farias (PPS), Zezinho Botafogo (PSB), Luís Flávio (PSDB), Lucas de Brito (DEM) e Benilton Lucena (PT) parabenizaram o parlamentar propositor da homenagem. “O tenente-coronel é um dos maiores profissionais de segurança do nosso Estado. Ele deu um show no Campeonato Paraibano de Futebol e exerce sua função com muita dedicação e transparência. É uma das honrarias mais justas que esta Casa concede”, declarou Zezinho.

 

O homenageado receberá, além do Título de Cidadão Pessoense, a Comenda Poeta Ronaldo Cunha Lima, também nesta quinta-feira (7), às 15h. Natural de Guarabira, o coronel Souza Neto já atuou no 5º Batalhão da Polícia Militar de João Pessoa (5º BPM) e hoje é Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Campina Grande (2º BPM).

 

 

Clarisse Oliveira