CMJP aprova mais 268 requerimentos durante as últimas sessões ordinárias do semestre - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

CMJP aprova mais 268 requerimentos durante as últimas sessões ordinárias do semestre

Sessão Ordinária  20  06  2013 096(1)Durante as sessões ordinárias da última semana, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou mais 268 requerimentos. A exemplo, está o encaminhado pelo vereador Marco Antônio (MD), que solicita à Secretaria de Juventude Esporte e Recreação (Sejer) auxílio financeiro ao atleta de judô, Marcílio Mendes Silva, para custeio de despesas de inscrição e hospedagem nos eventos realizados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Entre os requerimentos aprovados, foram destaques seis solicitações do parlamentar Marmuthe (PT do B). Um que solicita à Associação da Empresas de Transporte Coletivo de joão Pessoa (AETC-JP) para que seja instalado um posto da Associação nas dependências do Terminal de Integração de Passageiros (TIP-1), localizado na rua Flodoaldo Peixoto, no Valentina Figueiredo I; outro que pede à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) a instalação de câmeras de segurança em todos os principais pontos do Terminal de Integração do Varadouro.

Os demais requerimentos de Marmuthe, mais um requer a criação de uma Frente Parlamentar para discutir a mobilidade urbana na Capital; outro solicita à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a criação de lei municipal de isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para contribuintes portadores de câncer, Aids e insuficiência renal crônica que tenham renda familiar de até quatro salários mínimos. O parlamentar ainda requereu dois Votos de Aplausos para o Ministério Público da Paraíba (MPPB) pela iniciativa de criar um “Comitê Pró-Ciclovias”; outro para o chargista Régis Soares, pelos 27 anos de sucesso do projeto “Charge na Rua”.

Requerimentos da Câmara acionam órgãos da PMJP

A PMJP também foi acionada pelos vereadores Fernando Milanez (PMDB) e Zezinho Botafogo (PSB) e Renato Martins (PSB). Milanez requereu inclusão da Avenida Governador Argemiro de Figueiredo no projeto de acessibilidade e mobilidade urbana; Zezinho solicitou renovação do Programa Segundo Tempo e a construção do Teatro Juteca no bairro de Cruz das Armas, na Capital; e Renato solicitou a contratação da equipe que compõe a grade de recursos humanos da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial. Já a vereadora Eliza Virgínia (PSDB) requereu à Secretaria da Segurança da Defesa Social da Paraíba (Seds) relatório com captação dos dados de crimes contra homossexuais na Paraíba.

“Pracinhas” da 2ª Guerra Mundial podem ganhar monumento em JP

O parlamentar Dinho (PR) solicitou à Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope) que seja construído um monumento na “Praça dos Ex-Combatentes”, na Avenida Carneiro da Cunha, no bairro da Torre, em homenagem aos “pracinhas” da segunda guerra mundial. O vereador João Almeida (PMDB) solicitou à Vigilância Sanitária Municipal dedetização das áreas próximas aos bares e restaurantes da orla, no bairro Cabo Branco, no trecho da Avenida Beira Rio até a Avenida Epitácio Pessoa, a fim de exterminar os caramujos africanos que estão proliferando na região.

CMJP aprova três sessões especiais e uma audiência pública

Os vereadores ainda aprovaram três sessões especiais e uma audiência pública. A audiência, de autoria da vereadora Eliza Virgínia vai acontecer às 11h, do próximo dia 25, para discutir questões ambientais e os respectivos projetos sobre o tema.

A primeira sessão especial deverá acontecer no dia 14 de agosto, às 15h, para homenagear os estudantes pela passagem do seu dia, uma propositura do vereador Lucas de Brito (DEM). No dia seguinte, 15 de agosto, está programada a sessão especial de autoria do vereador Marco Antônio (MD), com horário a ser confirmado, para entrega do Título de Cidadão Pessoense a Elisaldo Quintella Baptista Júnior. O parlamentar João Almeida requereu sessão especial no dia 22 de agosto, às 15h, para entrega da Comenda Cultural Ariano Suassuna ao líder do grupo folclórico Quadrilha Junina Fazenda Lampião, Leonílson da Costa Aquino, conhecido como “Coroné Chumbinho”.
Damião Rodrigues