CMJP concede título a general em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro

durval exercito 1A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concedeu o Título de Cidadão Pessoense ao comandante do Primeiro Grupamento de Engenharia da Paraíba, o General de Brigada Carlos Alberto Maciel Teixeira. A sessão solene, também alusiva ao Dia do Exército Brasileiro – celebrado em 19 de abril – aconteceu na tarde desta sexta-feira (25), em proposição do presidente da Casa Legislativa, Durval Ferreira (PP), no Plenário Senador Humberto Lucena.

O presidente da CMJP destacou os sentimentos de união e vitória que acompanham o Dia do Exército Brasileiro. Ele lembrou a primeira Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 1648, em Pernambuco, como marco da formação do Exército, quando brasileiros se reuniram para lutar contra a dominação holandesa.

É por esse sentimento de união e força em prol de uma nação que nos reunimos nesta Casa Legislativa hoje para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e divulgar a importância dessa Força Armada para cada um de nós”, ressaltou Durval Ferreira. Na oportunidade, o parlamentar destacou muitos dos trabalhos do Exército e citou que, em tempos de paz, as tropas do Exército estão continuamente preparando-se para atuar em situações de conflito ou guerra.

Além disso, são empregadas para a defesa da faixa de fronteira e para levar alimentos e serviços médicos a pontos isolados do território, assim como na participação e coordenação de campanhas sociais e pesquisas científicas como as desenvolvidas no Centro Tecnológico do Exército. Também destaco a importância do Exército para garantir a democracia brasileira, apoiando nas eleições. Na área da educação, cito como exemplo o Instituto Militar de Engenharia, um dos mais proeminentes estabelecimentos de ensino superior do Brasil na linha científico-tecnológica”, salientou Durval Ferreira.

O presidente da CMJP ainda destacou as várias atuações do homenageado. “O General de Brigada Carlos Alberto Maciel Teixeira é um exemplo de disciplina, de um precioso talento, que se destaca como gestor e comandante dentro do Exército. Foi comandante de missões dentro e fora do país, como em Roraima, Distrito Federal, Guarulhos, no Haiti e na Guatemala. Já foi instrutor em Escola de Oficiais, e gestor de obras em pátios e pistas de aeroportos no Brasil”, comentou.

É com muita honra que entregamos o Título de Cidadão Pessoense a uma pessoa tão comprometida com os ideais e as ações práticas do Exército Brasileiro. Um homem de competência ímpar para comandar o Primeiro Grupamento de Engenharia de nosso Estado. Sinta-se hoje, mais do que antes, em sua casa, General de Brigada Carlos Alberto Maciel. Receba meus mais sinceros parabéns, pois João Pessoa lhe acolhe com muito orgulho. Também fica expressa aqui a minha homenagem a todos os que fazem parte do nosso Exército Brasileiro”, discursou Durval Ferreira.

Na ocaisão, o deputado federal Major Fábio (DEM-PB), homenageou aqueles que põem em risco a própria vida pela pátria. “São homens e mulheres comprometidos com a sociedade brasileira. Os genearias que presidiram nosso País o fizeram com muita responsabilidade. Temos generais das Forças Armadas em todos os Ministérios. Sabemos que os generais continuam ajudando o nosso Brasil”, comentou. Ele revelou ainda seu apreço pelo homenageado e disse que os paraibanos estão à disposição do Primeiro Grupamento de Engenharia da Paraíba.

O vereador Benilton Lucena (PT) secretariou a sessão, que também foi prestigiada por outras autoridades, entre elas: o representante do Corpo de Bombeiros, Major França; da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), coronel Jeferson Pereira; da Polícia Rodoviária Federal da Paraíba (PRF-PB), inspetor Anderson Poddis; e o comandante da Capitania dos Portos da Paraíba, Valdinei Ciola.

O homenageado

O General de Brigada Carlos Alberto Maciel Teixeira comentou estar orgulhoso com a honraria e elencou várias características tidas como positivas sobre João Pessoa. “É uma imensa honra participar de uma homenagem ao Exército como esta e ainda ser agraciado com a cidadania pessoense. João Pessoa é uma cidade simpática e acolheu a mim e minha família muito bem. Isso foi muito importante para os entimento de integração, convívio e relacionamento com os paraibanos. Tenho uma profunda admiração pelos pessoenses, assim como pelas expressões, a identidade, o folclore e demais traços da cultura local”, declarou.

O novo cidadão de João Pessoa ainda revelou seu orgulho por diversos aspectos do trabalho que exerce no Exército. “É uma nobre missão e sinto bastante orgulho em poder contribuir na área de engenharia, com serviços de mobilidade, na construção e manutenção de rodovias, perfuração de poços artesianos e ao proporcionar acesso à água para a população do interior, entre outros. trabalhos. A maior parte dos que chegam ao quartel muitas vezes não tem formação nem qualificação técnica, e devolvemos à sociedade verdadeiros cidadãos. Lembro que os problemas da sociedade também são nossos”, salientou.

Sobre o novo cidadão pessoense

O General de Brigada Carlos Alberto Maciel Teixeira é natural de Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Foi ‘Praça’ do exército em 1976 e declarado Aspirante a Oficial em 1982. Em 2012, por promoção da Presidência da República, chegou ao posto de General de Brigada. Em agosto do mesmo ano, recebeu o comando do 1º Grupamento de Engenharia e Construção das mãos do também General de Brigada Márcio Guimarães Velloso.

O talento de Carlos Alberto Maciel tomou outras áreas dentro do Exército Brasileiro e também se expandiu em missões fora do País. Ele foi instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e designado para a missão de desminagem na América Central, na Nicarágua. Além disso, exerceu um importante trabalho ao comandar a Companhia de Engenharia de Força da Paz, no Haiti. O homenageado também esteve no comando do 6º Batalhão de Engenharia de Construção, em Boa Vista (RR); da Prefeitura Militar de Brasília (DF); e do Destacamento Guarulhos.

O atual comandante do Primeiro Grupamento de Engenharia da Paraíba também foi gestor das obras da pista do aeroporto de Pacaraima (RR) em 2004 e 2005; das obras de escavação e terraplanagem do novo pátio de aeronaves e das obras de adequação e revitalização das pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos em 2011 e 2012; e das obras do pátio do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), em 2012 e 2013.

 Haryson Alves