CMJP entrega Medalha e Título de Cidadão Pessoense ao jornalista Gonzaga Rodrigues

bruno fariasA Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai conceder a Medalha Cidade de João Pessoa e o Título de Cidadão Pessoense ao jornalista e escritor Luiz Gonzaga Rodrigues. A propositura é do vereador Bruno Farias (PSS) e a solenidade será realizada nesta quarta-feira (6), às 15h, no Plenário Senador Humberto Lucena, na Casa Legislativa.

 

“A Medalha Cidade de João Pessoa é a mais alta condecoração do Regimento Interno da Casa e Luiz Gonzaga Rodrigues demonstra, com sua história, ser merecedor dessa honraria”, disse Bruno Farias.Em sua justificativa, o parlamentar fez um relato do homenageado, que nasceu em Alagoa Nova e reside em João Pessoa desde 1951.

 

Gonzaga Rodrigues teve sua primeira assinatura na carteira de trabalho como jornalista no jornal O Norte, depois de atuar três anos como revisor. O ingresso no jornal A União se deu alguns anos depois de chegar a João Pessoa, onde o homenageado da CMJP trilhou seus primeiros passos como repórter, redator e secretário de redação, consolidando sua carreira.

 

O jornalista passou também pela redação do Jornal Correio da Paraíba, onde criou a coluna “Café Pequeno”. Em 1994 retornou ao O Norte, onde permaneceu escrevendo crônicas diárias, até que foi para o Jornal da Paraíba, periódico no qual escreve três crônicas semanais.

 

Segundo Bruno Farias, o homenageado é dono de um texto inconfundível, pode ser incluído no time de cima desse gênero de literatura no país. Somente não se fez nacional porque preferiu permanecer na Paraíba, vivendo e amando sua paisagem e sua gente, das quais se tornou principal porta-voz.

 

Gonzaga Rodrigues tem procurado, ao longo de mais de cinco décadas em que atua em jornais, ser uma voz na tentativa de efetivar a aproximação entre jornal e livro, no sentido de aproximar o leitor de jornal com  o leitor de livros.

 

A literatura de Gonzaga Rodrigues, fornada por crônicas, foi responsável por levá-lo à imortalidade na Academia Paraibana de Letras (APL), em agosto de l993, e a ser distinguido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como Doutor Honores Causa. Na APL, o jornalista ocupa a cadeira de Allyrio Wanderley.

 

Gonzaga Rodrigues também dirigiu a Imprensa Universitária, foi Secretário de Comunicação do Estado e do Município, presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API) por duas vezes e presidente da APL.

 

 

Da assessoria do vereador (Ana Aragão)