CMJP participa de abertura de seminário da indústria têxtil na Capital - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

CMJP participa de abertura de seminário da indústria têxtil na Capital

foto37O vereador Benilton Lucena (PT) participou, representando a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), da abertura do Seminário de Planejamento da Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Fiação e Tecelagem e do Ramo do Vestuário, realizado na tarde desta quinta-feira (6), no J. R. Hotel, no centro da Capital paraibana. Serão dois dias de trabalhos, com discussões e debates sobre variados temas entre representantes sindicalistas de estados das Regiões Norte e Nordeste.

Benilton Lucena falou do papel do seminário e da importância de um evento como este, de nível regional, acontecer aqui em João Pessoa. “Esse planejamento estratégico faz com que as reivindicações, dentro de uma política salarial permanente que as Federações e Confederações vêm dando, produzam um efeito bastante positivo. Agora, neste mês, o evento acontece aqui na Paraíba, já aconteceu em São Paulo (SP) e irá acontecer em Brasília (DF), então estão de parabéns tanto o Sindicato da Indústria Têxtil do nosso Estado quanto a Federação e a Confederação Nacional. Eu acho que nós só temos a ganhar enquanto organização dos trabalhadores”, comentou.

Conforme o vereador, esse tipo de organização e o estabelecimento de uma política unificada são fundamentais, já que, na Paraíba, são mais de 50 mil trabalhadores no setor e, nas Regiões Norte e Nordeste, esse número ultrapassa 200 mil.

O representante da Federação Democrática dos Sapateiros do Rio Grande do Sul, João Batista, que também é vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário (CNTV), filiada à CUT, também participou da abertura do seminário e ressaltou a necessidade de integração entre os movimentos sindicais das Federações. “Queremos fazer esses debates em todas as regiões do nosso país, para que a classe trabalhadora saia ganhando, ao tratarmos da campanha salarial unificada e também da campanha de sindicalização, além da organização dos quatro setores do ramo que compõem a Confederação”, explicou.

Evento acontece até amanhã

Na tarde desta quinta-feira, foram discutidas a Campanha Salarial Nacional Articulada e a Campanha Nacional de Sindicalização do ramo. Ao longo dos trabalhos, que ocorrem até amanhã (7), ainda será apresentado, por representantes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), um panorama da indústria têxtil nas regiões Norte e Nordeste, além de realizada análise da conjuntura política e sindical pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), Paulo Marcelo, e pelo deputado estadual Anísio Maia (PT).

Ainda na sexta-feira, os participantes se dedicam à construção do plano de ação da Federação para o próximo período, com foco no crescimento dos sindicatos, em políticas afirmativas em saúde e segurança no local de trabalho.

Érika Bruna Agripino