CMJP retoma atividades legislativas de 2014 no próximo dia 29 - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

CMJP retoma atividades legislativas de 2014 no próximo dia 29

retorno das atividadesO retorno dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) está previsto para a última quarta-feira deste mês (29). A abertura da segunda sessão desta 16ª Legislatura acontecerá no Plenário Senador Humberto Lucena, a partir das 9h30, na rua das Trincheiras, 43, Centro da Capital. Entre as novidades para 2014, estão três novos programas de TV produzidos pela Casa, a concessão de uma rádio legislativa e a meta de superar a produção legislativa do ano passado.

Para o presidente da Casa Legislativa, Durval Ferreira (PP), 2014 será um ano atípico e por isso, o empenho no cumprimento das atividades da CMJP será redobrado. “Teremos um ano positivo e a expectativa é que superemos em qualidade e em quantidade tudo que produzimos ano passado. Este ano será atípico; haverá a Copa do Mundo de Futebol e também as Eleições 2014, no entanto, apesar disso, acredito que esses eventos não atrapalharão as atividades da Câmara”, reforçou.

Além disso, o presidente adiantou que articulará com as Comissões Permanentes da CMJP medidas que darão celeridade na apreciação de matérias legislativas e que vão assegurar o cumprimento dos compromissos dos parlamentares em cada uma delas.

Durval Ferreira também anunciou novidades na programação da TV Câmara de João Pessoa (TV Câmara JP) e na logomarca da emissora. Além disso, outros destaques são para a exibição da emissora em canal aberto para toda a Paraíba e da concessão de uma rádio para a CMJP, assuntos previstos para acontecer neste ano.

A programação televisiva será ampliada com três novos programas e a intenção é que a TV Câmara JP passe a ter programação 24 horas. Hoje, a grade de exibição cumpre 10 horas seguidas de conteúdos produzidos localmente, das 9h às 19h.

Vão compor a grade de exibição 2014 da TV Câmara JP os programas: “Aconteceu na CMJP”, com formato de revista eletrônica semanal, resumindo todas as atividades produzidas na Casa; o “Câmara Debate”, que abordará temas polêmicos e de interesse público na presença de especialistas que vão debater e interagir com a população; e o “Câmara Jovem”, com temática envolvendo o universo dos jovens, abordando respostas para diversas questões inerentes a esse público, unindo também, profissionais e vereadores no trato das diversas temáticas.

A solicitação da Câmara Federal para a concessão de um canal de rádio para a CMJP foi comunicada pela representante da Câmara dos Deputados, Evelin Macedo. O anúncio foi feito na Capital, durante o “Seminário Nacional Sobre Comunicação Legislativa e Interatividade”, promovido em novembro de 2013 pela Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), em parceria com a CMJP. “João Pessoa está na lista de prioridades da Anatel para receber a concessão de uma rádio legislativa, provavelmente, no canal 249”, afirmou.

“Foi muito importante apresentarmos o projeto de interatividade da TV Câmara JP para, pelo menos, 100 profissionais de 23 casas legislativas do Brasil e Câmara dos Deputados, em 2013. Nós passamos a exportar para outras cidades nossos conteúdos televisivos. Observamos que o Setor de Comunicação da Casa ganhou mais visibilidade diante das outras câmaras e assembleias do país e agora temos novos planos. A expectativa é de que possamos transmitir a programação da TV Câmara de João Pessoa para todas as cidades da Paraíba além de termos uma rádio legislativa”, comemorou a diretora-geral da CMJP, Vaneide Araújo.

Durval Ferreira também comentou que a nova marca da TV Câmara JP terá como símbolo o Farol do Cabo Branco e o slogan “Farol da Cidadania”. Ele explicou que o Farol é equiparado ao trabalho da Câmara, que é o de nortear os rumos da cidade, orientando os cidadãos e guiando pelos caminhos da cidadania. De acordo com o presidente, além de o equipamento ser um cartão postal de João Pessoa, marcando a identidade da Capital na imagem da Câmara, o Farol, que clareia os caminhos para as embarcações, tem a mesma finalidade para a qual a TV Câmara se destina: projetar o que acontece na Casa para os telespectadores.

“A relação do Farol com o nascer do sol também reforça outras simbologias, como a da esperança num novo dia. E é nesta ideia que a Câmara trabalha para um amanhã com mais qualidade de vida para todos os cidadãos. Na marca gráfica, o Farol é apresentado a partir da visão de quem o vê por cima, dando a ideia de que a Câmara tem uma visão de 360º da cidade, bem como conhece seus problemas e necessidades”, acrescentou Durval Ferreira.

O presidente da CMJP deixou claro que também espera maior participação dos cidadãos nas atividades do Legislativo em 2014. “Acredito que a população vai se aproximar mais da Casa e convido a todos para que possamos discutir, juntos, as questões em benefício de nossa cidade”, salientou.

 Haryson Alves