Com 19 anos, Haland é candidato a artilheiro mais jovem da história da Liga dos Campeões

Braut Haland é um fenômeno e disso ninguém mais duvida. O jovem norueguês parece ter a capacidade de bater recordes toda vez que entra em campo. Com 19 anos, o prodígio do Red Bull Salzburg já é artilheiro da Liga dos Campeões, e pode ser o mais jovem de sempre a terminar no topo da lista de goleadores. Não será uma façanha fácil para Braut Haland. Afinal, o Salzburg não é uma potência fora da Áustria, e tudo indica que cairá ainda na fase de grupos.

Atualmente, o clube é o terceiro colocado no grupo E, atrás do atual campeão europeu, Liverpool, e do Napoli. Mas com a média atual de gols, não há motivos para o norueguês não acreditar na artilharia, mesmo se jogar apenas mais dois jogos. Haland tem sete gols nas quatro partidas disputadas na Liga dos Campeões.

É o mais jovem de sempre a atingir a marca, que já seria suficiente para ser artilheiro em quatro edições do torneio, disputado desde 1992/93 (e nem sempre com a quantidade de jogos de hoje). A média é impressionante: 1,75 gol por partida. Se seguir no mesmo ritmo e jogar as duas partidas que restam, o atacante terminará com 10 gols.

Um número que serviria para ser artilheiro em 10 edições apenas neste século. Em 2014/15, por exemplo, Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi dividiram o posto com 10 gols cada. Nenhum jogador na história conseguiu ser artilheiro da Liga dos Campeões com menos de 20 anos. Messi foi artilheiro em 2009 quando tinha já 22 anos. Cristiano Ronaldo tinha 23 quando foi o goleador do ano anterior.

Outro fenômeno da competição, Raúl estava prestes a completar 23 anos quando dividiu a artilharia com Jardel e Rivaldo em 2000. Em 1999, um jovem Shevchenko comemorou a artilharia também pouco antes de completar 23. Haland terá ainda 19 ao fim da edição atual e pode superar por muito todos estes mitos.

Outros feitos de Haland Haland tem sido citado frequentemente em nossos artigos, sempre para destacar feitos fora do comum. Mas para quem ainda não se familiarizou com o nome do atleta, relembramos aqui algumas das façanhas já realizadas pelo atacante. A primeira delas foi no Mundial Sub-20 deste ano, na Polônia. Haland foi artilheiro do torneio com nove gols. Não achou o feito especial? Bem, a Noruega caiu na primeira fase e o atacante marcou todos os gols em apenas uma partida, na goleada de 12 a 0 sobre Honduras.

Isso mesmo, nove gols em um jogo. A história dos Mundiais Sub-20 está repleta de artilheiros e destaques que não vingaram. Pois bem, Haland estreou em setembro no maior palco do futebol internacional de clubes, a Liga dos Campeões, em duelo entre RB Salzburg e Genk. O time austríaco goleou por 6 a 2, com três gols do jovem fenômeno.

Ele precisou de 45 minutos para anotar o “hat-trick”, o mais rápido da Liga dos Campeões (desde 1992/93). Haland terminou o primeiro turno da fase de grupos da Liga dos Campeões com seis gols. Nunca na história um jogador tinha atingido a marca em três jogos – o recorde era de Drogba, com cinco gols em 2003/04.

O atacante foi ainda o primeiro atacante a atingir os 20 gols na temporada 2019/20. Por fim, Haland não tem sido destaque apenas na Liga dos Campeões. O norueguês já soma 23 gols em 17 partidas disputadas pelo Salzburg na temporada. É o artilheiro na Áustria, embora não isolado, e tem ajudado o seu clube a se manter no topo do campeonato.

O atacante só passou em branco em quatro partidas até o momento,  e em nenhuma destas atuou por 90 minutos.

O Gol